Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da intoxicação por monóxido de carbono no comportamento termodinâmico do sistema respiratório do corpo humano

Processo: 16/13873-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Keutenedjian Mady
Beneficiário:Juliana Rangel Cenzi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema respiratório   Exergia   Monóxido de carbono   Inalação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficiência exergética | Exergia destruída | Modelo do Sistema respiratório | monóxido de carbono | Análise exergética

Resumo

O presente plano de pesquisa busca avaliar os efeitos da inalação do monóxido de carbono no comportamento exergético do corpo humano, uma vez que esse é um dos poluentes atmosféricos mais comuns nos grandes centros urbanos e que uma maior destruição de exergia pode ser associada a uma expectativa de vida menor. Com esse objetivo utilizou-se o modelo de transporte de monóxido de carbono desenvolvido por Albuquerque Neto (2005) para avaliar as concentrações dos gases oxigênio, carbônico e monóxido de carbono nos diferentes tecidos do sistema respiratório. Uma eficiência exergética para o pulmão foi proposta e utilizada para avaliar os impactos de diversas concentrações de monóxido de carbono. A partir de análises anteriores da aluna, foi possível concluir que uma maior taxa intoxicação está associada a menores valores de eficiência e que uma maior concentração de hemoglobina associada a uma uma intoxicação por monóxido levam a eficiências menores. Portanto, objetiva-se continuar tais estudos, bem como complementar o modelo proposto inserindo o efeito da ligação oxigênio e monóxido de carbono com a hemoglobina no modelo exergético do sistema respiratório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENZI, JULIANA RANGEL; ALBUQUERQUE, CYRO; KEUTENEDJIAN MADY, CARLOS EDUARDO. Phenomenological and Thermodynamic Model of Gas Exchanges in the Placenta during Pregnancy: A Case Study of Intoxication of Carbon Monoxide. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 16, n. 21, . (15/22883-7, 16/13873-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CENZI, Juliana Rangel. Efeito da intoxicação por monóxido de carbono no comportamento exergético do corpo humano. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.