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Pedagogia das diferenças de gênero para a educação da primeira infância: um estudo sobre as literaturas infantis adotadas nas creches e pré-escolas italianas

Processo: 16/09523-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 18 de agosto de 2016
Vigência (Término): 17 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Daniela Finco
Beneficiário:Daniela Finco
Pesquisador Anfitrião: Gabriella Seveso
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália  
Assunto(s):Políticas públicas   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creches e Pré-escolas | Educação Infantil | formação docente | Gênero | Literaturas Infantis | Politicas Públicas | Relações de gênero na Educação Infantil

Resumo

O presente projeto de pesquisa busca investigar a perspectiva de gênero na educação da primeira infância e formação docente, identificando as possíveis articulações entre as políticas públicas da Itália e do Brasil. A formação docente no campo da Educação Infantil e gênero apresenta desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais (Brasil e Itália). Considerando que no Brasil, são escassos ou quase inexistentes os materiais educativos sobre a temática de gênero para professores/as de Educação Infantil, este projeto de pesquisa pretende levantar e analisar literaturas infantis adotadas nas creches e pré-escolas italianas, sobre a temática das relações de gênero. Procura também conhecer e analisar a políticas públicas italianas para a educação da primeira infância e os desafios para a construção de uma Pedagogia das diferenças de gênero. A pesquisa busca contribuir para o desafio de difundir uma cultura de igualdade através da integração da perspectiva de gênero nas estratégias de educação da primeira infância e formação docente.

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