Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação e Redes: método para identificar a rede de colaboração internacional do paradigma tecnológico da bioenergia

Processo: 16/13820-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:José Maria Ferreira Jardim da Silveira
Beneficiário:Carolina da Silveira Bueno
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/05278-3 - Inovação e redes: método para identificar a rede de colaboração internacional do paradigma tecnológico da bioenergia, BE.EP.DR
Assunto(s):Inovação   Redes de inovação   Bioenergia   Patentes   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioenergia | Etanol | Inovação | Patentes | redes de colaboração | Redes de inovação

Resumo

Neste projeto, propomos uma metodologia para investigar a rede de conhecimento do paradigma tecnológico da bioenergia. Estudos preliminares do nosso método investigou o setor de bioetanol de cana-de-açúcar, realizada através da análise de uma grande quantidade de artigos científicos publicados desde a década de 1970. A partir do agrupamento topológico, estruturamos as informações em uma rede que indica os níveis de coautoria entre autores nacionais e internacionais, e dividimos a rede em sub-redes de colaboração entre as áreas de pesquisa. A análise preliminar dos clusters com as características de colaboração entre os países e da colaboração das áreas do conhecimento, detectou o desenvolvimento do paradigma do bioetanol de cana via rede de colaboração internacional. O destaque é para a rede de colaboração entre as classes tecnológicas das patentes (IPC-International Patent Classification) que detectou frentes de pesquisa emergentes. Entretanto, é preciso avançar nas investigações buscando identificar as principais tríades e seus aspectos ligados a colaboração internacional. Este projeto faz parte de um projeto maior financiado pela FAPESP e pretende aplicar esse método para investigar a base de conhecimento e a natureza da colaboração científica das frentes de pesquisas da bioenergia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA DA SILVEIRA BUENO; JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA; ANTONIO MARCIO BUAINAIN; MARIA ESTER SOARES DAL POZ. Aplicando rede de IPCs para identificar a fronteira tecnológica da bioenergia. Revista Brasileira de Inovação, v. 17, n. 2, p. 259-286, . (16/13820-4)
BUENO, CAROLINA DA SILVEIRA; FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA, JOSE MARIA; BUAINAIN, ANTONIO MARCIO; SOARES DAL POZ, MARIA ESTER. Applying an IPC network to identify the bioenergy technological frontier. REVISTA BRASILEIRA DE INOVACAO, v. 17, n. 2, p. 259-286, . (16/13820-4)
BUENO, CAROLINA DA SILVEIRA; MASAGO, FABIO KENJI; FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA, JOSE MARIA; MORAES, BRUNA DE SOUZA; BACELLAR MENDES, LEONARDO BRANTES; LUNA, IVETTE RAYMUNDA. Bioenergy emerging paradigm: Collaborative networks and determinants in the upgrading process of technological frontiers. AFRICAN JOURNAL OF SCIENCE TECHNOLOGY INNOVATION & DEVELOPMENT, . (20/16135-6, 16/13820-4, 19/05278-3, 14/27197-1, 16/16438-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Carolina da Silveira. Paradigma emergente da bioenergia. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.