Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotípica de plantas de tomateiro (Solanum lycopersicum) silenciadas para genes que codificam fatores de interação a fitocromos (PIF1b e PIF4)

Processo: 16/16764-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Magdalena Rossi
Beneficiário:Bruna Vasconcellos Trench Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Envelhecimento   Metabolismo de carbono   Produtividade   Tomate   Fitocromo   Solanum lycopersicum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:percepção luminosa | Produtividade | qualidade nutricional | Senescência | Solanum lycopersicum | tomate | Genética Molecular de Plantas

Resumo

A luz é fundamental para diversos processos metabólicos vitais das plantas além da fotossíntese, como a fotomorfogênese, sinalização do relógio biológico e movimentação de órgãos e organelas. Por conseguinte, a percepção e adaptação às diferentes condições luminosas torna-se imprescindível para o desenvolvimento vegetal. O sinal luminoso é percebido por fotorreceptores e as respostas incluem uma complexa rede de sinalização na qual as proteínas de interação a fitocromos (PIFs) possuem um papel central. Essas proteínas são fatores de transcrição que se acumulam no escuro, regulando negativamente a resposta à luz. As PIFs participam de diversos processos fisiológicos ao longo da vida da planta desde a germinação até a senescência. Em particular, as PIFs induzem a expressão do gene ORE1, que codifica um fator de transcrição que desencadeia a senescência foliar. Por meio da ativação de diversos SAGs (senescence- associated genes), ORE1 induz, entre outros processos, a degradação de cloroplastos. A atividade plastidial está fortemente relacionada à produtividade e qualidade nutricional dos frutos, neste contexto torna-se interessante explorar os efeitos da manipulação de genes PIFs no metabolismo de frutos carnosos. Para isso, foram obtidas linhagens transgênicas de tomateiro, espécie modelo para o estudo de frutos carnosos, silenciadas para os genes PIF1b e PIF4. Este projeto tem como objetivo fazer uma extensa caracterização fenotípica destas plantas, abordando aspectos do metabolismo de carbono e compostos nutracêuticos (carotenoides e tocoferóis) além de avaliar a produtividade e qualidade industrial dos frutos. Os resultados obtidos auxiliarão a compreensão acerca da regulação das PIFs e do impacto da sua manipulação sobre caracteres de importância agronômica no cultivo de tomateiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSADO, DANIELE; TRENCH, BRUNA; BIANCHETTI, RICARDO; ZUCCARELLI, RAFAEL; RODRIGUES ALVES, FREDERICO ROCHA; PURGATTO, EDUARDO; SEGAL FLOH, ENY IOCHEVET; SILVEIRA NOGUEIRA, FABIO TEBALDI; FRESCHI, LUCIANO; ROSSI, MAGDALENA. Downregulation of PHYTOCHROME-INTERACTING FACTOR 4 Influences Plant Development and Fruit Production. Plant Physiology, v. 181, n. 3, p. 1360-1370, . (17/24354-7, 15/14658-3, 16/16764-8, 16/04924-0, 16/02033-1, 16/01128-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.