Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de regulação da NETose dependente e independente de NADPH oxidase sobre diferentes cepas de S. aureus

Processo: 16/14849-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 01 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Sandro Rogerio de Almeida
Beneficiário:Leandro Carvalho Dantas Breda
Supervisor: Nades Palaniyar
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Hospital for Sick Children (SickKids), Canadá  
Vinculado à bolsa:14/11146-9 - O papel dos neutrófilos e dos receptores TLR 2 e TLR 4 na cromoblastomicose experimental em infecção por Fonsecaea pedrosoi, BP.DR
Assunto(s):Neutrófilos   Mecanismos moleculares de ação farmacológica   Morte celular   Apoptose   Necrose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funções efetoras | mecanismos moleculares | NETs | Neutrófilo | Mecanismos Moleculares

Resumo

A "Neutrophil extracellular Trap" (NET), é a função efetora de neutrófilo descrita mais recentemente. Ela é dependente da liberação de fibras juntamente com compostos intracelulares - como os grânulos azurofílicos, mieloperoxidase, elastase e histona - e apresenta ação microbicida contra diferentes patógenos. O primeiro estudo a descrever as NETs, demonstrou que sua liberação era dependente de espécies reativas de oxigênio (ROS) e dependente de morte celular. O estudo demonstrou que a morte celular relacionada a liberação de NETs era diferente da apoptose - por ser independente de caspases - e da necrose - por apresentar diferentes características morfológicas. A morte do neutrófilo responsável pela liberação de NETs foi então denominada de NETosis. Entretanto, com o avanço dos estudos verificou-se que a liberação de NETs pode ocorrer independentemente da morte do neutrófilos. Deste modo designou-se o termo Early and Classical NETosis para diferenciar o mecanismo pela qual as NETs são liberadas e referem-se, respectivamente a NETs liberadas sem que haja morte celular e NETs liberadas após a morte dos neutrófilos. Estudos recentes demonstraram que o S. aures é capaz de estimular tanto Early quanto a Classical NETOsis. Equanto a Early NETosis estimulada pelo S. aureus é independente da produção de ROS proveniente da NOX e de morte celular, a Classical NETosis é dependente de morte celular e da produção de ROS proveniente da NOX. Desta forma, verificaremos os mecanismos moleculares envolvidos na Early e na Classical NETosis ocorrida sobre as diferentes cepas de S. aureus para melhor entendimento destes dois distintos mecanismos dos neutrófilos na liberação das NETs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, CRISTIANE NAFFAH; BREDA, LEANDRO C. D.; KHAN, MERAJ A.; DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SWEEZEY, NEIL; PALANIYAR, NADES. Alkaline pH Promotes NADPH Oxidase-Independent Neutrophil Extracellular Trap Formation: A Matter of Mitochondrial Reactive Oxygen Species Generation and Citrullination and Cleavage of Histone. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, . (16/14849-6, 16/10849-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.