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Psicologia, compromisso social e políticas públicas: formação e atuação de egressos da UFSCar

Processo: 16/10111-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Luciana Nogueira Fioroni
Beneficiário:Cláudia Regina Campos Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas de saúde   Sistema Único de Saúde   Prática profissional   Egressos   Análise de conteúdo   Inquéritos e questionários

Resumo

A atuação de psicólogos nas políticas públicas de Saúde e Direitos Sociais no Brasil é de grande relevância social. Não obstante, muitas vezes, tais áreas não são devidamente enfatizadas na formação desses profissionais. Dentre as graduações em Psicologia, o curso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se destaca por seguir o princípio de "aprender a aprender" e oferecer estágios a partir do segundo ano. Entretanto, não está claro se as oportunidades oferecidas no curso estão respondendo adequadamente às demandas para este campo - Psicologia e Políticas Públicas. Nesse sentido, o presente estudo pretende investigar aspectos da relação entre formação e prática profissional nas políticas públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso (2009-2013). Os objetivos específicos são: 1) Caracterizar o campo de atuação dos egressos; 2) Levantar os que já atuaram no SUS e SUAS; 3) Caracterizar a atuação nas políticas em termos de local, abordagem teórica, atividades realizadas e condições para realizá-las; 4) Investigar elementos determinantes da formação para atuação profissional no SUS e SUAS. Trata-se de pesquisa qualitativa-descritiva-interpretativa, que privilegia a compreensão de fenômenos e processos. Visando os objetivos específicos, foram construídos dois questionários online (Google Forms - Q1 e Q2), buscando caracterizar: Q1 - formação e atuação profissional dos egressos (a ser respondido por todos); Q2 - atuação no SUS ou SUAS e a influencia da graduação (a ser respondido apenas por aqueles que já atuaram nesses campos). O instrumento será submetido a um pré-teste com recém formados a fim de realizar os ajustes necessários. Os dados serão submetidos a análises descritivas e interpretativas (análise de conteúdo temática). Espera-se contribuir para a reflexão sobre a formação do psicólogo e fornecer subsídios para o aprimoramento do curso da UFSCar.

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