Busca avançada
Ano de início
Entree

A montagem na obra de Satoshi Kon

Processo: 16/12034-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cecilia Antakly de Mello
Beneficiário:Matheus Pinto Biscaro
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinemas de arte   Indústria cultural   Animação   Montagem   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animação | cinema japonês | Indústria Cultural | montagem | Satoshi Kon | Montagem, Animação

Resumo

A pesquisa proposta terá por objeto a montagem no cinema do diretor japonês Satoshi Kon (1963-2010), com ênfase em seus filmes Perfect Blue (Pafekuto Buru, 1997), Millenium Actress (Sennen Joyu, 2001) e Paprika (Papurika, 2006). Kon é um dos principais nomes da animação japonesa, ao lado Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro, 2001) e Katsuhiro Otomo (Akira, 1988). Autor de uma curta porém influente carreira cinematográfica, Kon produziu, animou, escreveu e dirigiu quatro longas-metragens e uma série de televisão, que tiveram um grande impacto não apenas na animação japonesa como também no cinema hollywoodiano contemporâneo, especialmente na obra dos renomados diretores Daren Aronofsky e Christopher Nolan. O objetivo deste estudo será analisar os artifícios utilizados pelo diretor na montagem de seus filmes para mesclar os diferentes tempos e espaços que compõem suas narrativas. Gostaríamos de sugerir que, através da montagem, Kon não apenas articula de modo primoroso tempo e espaço como também promove o embaralhamento dos limites entre a realidade e a fantasia, entre o passado e o presente. Esse embaralhamento funciona em seus filmes como um comentário contundente sobre a sociedade japonesa contemporânea e sua indústria cultural, que produz obras audiovisuais e gráficas dispostas a promover a imersão em realidades virtuais e imaginárias em detrimento do real objetivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)