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Ferramentas de criação de objetos virtuais interativos multiplataformas para aplicação em método inovador de ensino na educação formal

Processo: 16/10740-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luiz Edmundo Lopes Mizutani
Beneficiário:Francisco das Chagas Carvalho
Vinculado ao auxílio:14/50573-0 - Ferramenta de criação de objetos virtuais interativos multiplataformas para aplicação em método inovador de ensino na educação formal, AP.PIPE
Assunto(s):Material didático   Aplicação web   Plataforma (computação)   Plataformas de ensino e aprendizagem   Desenvolvimento de software   Design de interação   Interação usuário-computador

Resumo

O objetivo geral do projeto é desenvolver uma ferramenta que permitam que autores de material didático (professores e educadores em sua maioria), leigos em desenvolvimento de software, possam produzir objetos virtuais interativos de aprendizagem, em curto prazo de tempo e sem necessidade de conhecimento técnico, utilizando padrões reconhecidos de Usabilidade e Ergonomia Cognitiva. A ferramenta computacional possibilitará a criação de novos recursos didáticos que poderão ser utilizados por educadores em todo o território nacional, permitindo a aplicação em massa de métodos inovadores de ensino. A pesquisa irá estudar a viabilidade técnica e pedagógica de construção de uma ferramenta de criação e edição de objetos virtuais interativos de aprendizagem a serem salvos em formato de arquivo capaz de ser manipulado por diversas plataformas educacionais e guardar dados estatísticos de acesso ao objeto (metadado) que suportam a execução de métodos de ensino inovadores. Por objetos interativos, entende-se um conteúdo educacional que aborda tópicos de disciplinas de cursos da educação formal em formato que permite interação do aluno com o conteúdo e entre alunos dentro do contexto do conteúdo, de forma que cada aluno possa descobrir o conteúdo à sua maneira. São exemplos de objetos virtuais: uma simulação 3D com interfaces gráficas de manipulação espacial do objeto pelo aluno, uma interface para alunos ensinarem um agente computacional a resolução de problemas algébricos em uma competição onde cada agente competidor é pupilo de um aluno, ou uma interface para alunos montarem um experimento físico ou químico com instrumentos de laboratório. Nosso projeto se propõe a provar, para um caso real de disciplina do currículo obrigatório de diversos cursos universitários (Cálculo Diferencial e Integral para Funções de uma Variável Real), que é possível construir um padrão de arquivos compatível com plataformas de leitura web, desktop e mobile. Além disso, o pesquisador propõe provar que é possível construir uma ferramenta com padrões de Usabilidade (ISO 13407, 2013) (ISO 9241-11, 2013) suficientes para permitir que professores leigos em desenvolvimento de software construam tais objetos virtuais interativos de maneira autônoma para aplicar com seus alunos. Por fim, a pesquisa irá provar que tais objetos virtuais interativos aplicados pelos professores a seus alunos permitem a concretização de novas metodologias de ensino que beneficiam o aprendizado destes alunos. O resultado final esperado é a montagem de um modelo desta ferramenta e de objetos virtuais interativos de aprendizagem construídos com ela para serem aplicados na disciplina mencionada. Seu sucesso será medido através da capacidade dos professores-autores usarem tal ferramenta de maneira autônoma e através do impacto nos resultados de alunos nos cursos desta disciplina. (AU)

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