Busca avançada
Ano de início
Entree

Portais da juventude e redes sociais: iniciativas de comunicação pública como meio de engajamento e participação

Processo: 16/09134-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Katia Viviane da Silva Vanzini
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação pública   Engajamento   Jovens   Internet   Mobilidade urbana   Saúde   Educação

Resumo

Pesquisas sobre a participação política do jovem sugerem a existência de apatia e distanciamento da juventude brasileira das instituições políticas formais, mas indicam o crescimento de outras formas de engajamento social, como mobilizações coletivas de reivindicação por direitos de mobilidade urbana, saúde e educação. Esse fenômeno parece ser considerado por iniciativas de comunicação pública realizadas por governos na internet, visto o crescente número de portais destinados à divulgação de informações sobre políticas públicas ao público jovem. Verifica-se, no entanto, a escassez de pesquisas que avaliem os canais oficiais online que buscam encorajar a participação e o engajamento em torno das instituições políticas formais. Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento científico sobre a adequação de estratégias de gestão da comunicação em portais web de governo e redes sociais oficiais em relação ao seu potencial de atendimento do direito à informação sobre políticas públicas e incentivo ao engajamento social e à participação democrática dos jovens. Como objetivos específicos, pretende-se: a) avaliar a qualidade da informação sobre políticas públicas da juventude em portais web de governo de maneira a investigar se os conteúdos disponíveis oferecem subsídios abrangentes de acordo com categorias específicas de informação; b) investigar se processos e estratégias de comunicação pública empregados nas redes sociais oficiais favorecem o diálogo entre jovens e governos; c) analisar se os espaços de conversação existentes nas redes sociais oficiais, incluindo fóruns e consultas públicas, favorecem qualidades desejáveis à deliberação pública; d) diante dos resultados obtidos, interpretados à luz da literatura especializada, refletir se as realizações de comunicação digital têm potencial para favorecer a participação democrática e o engajamento social dos jovens, além de apresentar recomendações para seu aperfeiçoamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VANZINI, Katia Viviane da Silva. Portais da juventude e redes sociais : iniciativas de comunicação pública como meio de engajamento e participação. 2019. 214 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.