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A personalidade do Dark Tetrad e a Qualidade da Informação Contábil: O efeito moderador da reputação corporativa

Processo: 16/10738-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Ariovaldo dos Santos
Beneficiário:Alan Diógenes Góis
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fraude   Gerenciamento de resultados

Resumo

As empresas adotam certas estratégias que muitas vezes não são compreendidas, de acordo com a Teoria dos Altos Escalões, isso acontece sob a influência das características dos CEOs, sendo uma delas a personalidade. A personalidade tem aspectos jucundos e sombrios que podem influenciar a tomada de decisão. No contexto da contabilidade, a presença de traços de personalidades sombrias, também chamada de Dark Tetrad em CEOs pode reduzir a qualidade das informações contábeis, pois as personalidades do Dark Tetrad (narcisismo, maquiavelismo, psicopatia e sadismo) estão relacionadas com a insensibilidade, impulsividade, manipulação, criminalidade, grandiosidade, prazer na crueldade e má conduta, assim, CEOs com essas características estão suscetíveis a manipular os resultados ou a cometer fraudes. No entanto, este fato pode ser reduzido em empresas com forte reputação devido à credibilidade e confiabilidade que são incorporados aos valores e cultura da empresa. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar o efeito moderador da reputação corporativa sobre a relação entre a personalidade do Dark Tetrad e qualidade das informações contábeis. Assim, a tese que se pretende defender nesta pesquisa é que os CEOs com alta traço de Dark Tetrad gerenciam mais os resultados, no entanto, em empresas com forte reputação, o gerenciamento de resultados é menor devido aos valores, estruturas e regras (formais ou informais), construído sobre reputação corporativa. Isto implica que as empresas com forte reputação tendem a suprimir as ações oportunistas do CEO, permitindo uma melhor qualidade da informação contábil. O projeto de pesquisa será realizado em duas partes: a primeira parte, o método archival; e a segunda parte, o método experimental. A utilização destas duas abordagens busca certificar robustez aos resultados.

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