Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do PPAR³ nos efeitos imunometabólicos do tecido adiposo e macrófagos, em modelo de carcinoma de cólon induzido.

Processo: 16/06753-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 14 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:José Cesar Rosa Neto
Beneficiário:Luana Amorim Biondo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/21964-1 - Papel do PPAR gamma na inflamção e no transporte de glicose em células Caco-2, BE.EP.DR
Assunto(s):Metabolismo   Macrófagos   Neoplasias colorretais   Tecido adiposo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer colorretal | Macrófago | metabolismo | Pparg | Tecido adiposo | Imunonutrição

Resumo

Introdução: O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, segundo a OMS. O câncer colorretal é responsável por aproximadamente 34 mil novos casos diagnosticados a cada ano no Brasil. O câncer colorretal são tumores que acometem o intestino grosso (cólon) e reto. Uma menor incidência de câncer colorretal é associado a dietas ricas em vegetais e frutas, ou seja, alimentos que são fontes de fibras. Os fruto-oligossacarídeos (FOS) são fibras que após fermentação pela microbiota intestinal levam ao aumento da produção de butirato, um ácido graxo de cadeia curta que tem mostrado um papel na inibição do desenvolvimento de células tumorais no intestino. A tributirina (TB), uma pró-droga de butirato, possui ações anti-tumorigênicas por inibir o crescimento e proliferação de células tumorais em modelos animais induzidos a carcinogênese de cólon e gerarem alguns efeitos anti-inflamatórios. Além disso, modelos animais de câncer de cólon induzido por azoximetano (AOM) e dextrano sultato de sódio (DSS) apresentam a manutenção do estado inflamatório durante a tumorigênese. O PPARg é considerado um novo alvo terapêutico devido seus efeitos benéficos nas doenças inflamatórias intestinais e contra as células tumorais, e é altamente expresso no tecido adiposo branco.Objetivo: Portanto, o objetivo deste projeto é verificar os efeitos da dieta rica em FOS e a suplementação oral de TB na prevenção contra a carcinogênese de cólon e o possível efeito sobre a sustentação da tumorigênese pelo tecido adiposo branco. Métodos: Inicialmente, os animais C57/BL6 receberão dieta rica em FOS e TB por 4 semanas, depois serão divididos em 4 grupos: Grupo controle (CT) tratados apenas com dieta padrão; Grupo carcinogênese de cólon (CC) tratados por dieta padrão e induzidos a carcinogênese; Grupo TB: tratados com dieta rica em TB e induzidos a carcinogênese; e Grupo FOS: tratados com dieta rica em FOS induzidos a carcinogênese. No dia 0, os animais serão tratados com aplicação intraperitoneal de AOM, dose de 10 mg/kg de peso do animal. No dia 5, os animais começarão 3 ciclos de 21 dias com ingestão de DSS diluído em água. Serão eutanasiados no 65º dia após o início da indução de carcinogênese e os tecidos de interesse serão removidos. Serão avaliados os efeitos do tratamento sobre a massa tumoral e o metabolismo do tecido adiposo branco retroperitoneal e subcutâneo. Também será verificado a lipogênese e lipólise em adipócitos isolados, a morfologia desses adipócitos, o perfil de citocinas pró e anti-inflamatórias e a expressão proteica e gênica relacionados com a lipólise, lipogênese e inflamação. No tumor e nos tecidos adiposos serão verificadas a expressão proteica de citocinas inflamatórias por ELISA bem como marcadores de proliferação celular. Também serão avaliados parâmetros histológicos do tecido adiposo subcutâneo, retroperitoneal e colón distal e imunohistoquímica para avaliação de marcadores de proliferação celular e apoptose no tumor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIONDO, LUANA A.; TEIXEIRA, ALEXANDRE A. S.; FERREIRA, KAREN C. DE O. S.; NETO, JOSE C. R.. Pharmacological Strategies for Insulin Sensitivity in Obesity and Cancer: Thiazolidinediones and Metformin. CURRENT PHARMACEUTICAL DESIGN, v. 26, n. 9, p. 932-945, . (16/06753-9)
BIONDO, LUANA AMORIM; TEIXEIRA, ALEXANDRE ABILIO S.; SILVEIRA, LOREANA S.; SOUZA, CAMILA O.; COSTA, RAQUEL G. F.; DINIZ, TIEGO A.; MOSELE, FRANCIELLE C.; ROSA NETO, JOSE CESAR. Tributyrin in Inflammation: Does White Adipose Tissue Affect Colorectal Cancer?. NUTRIENTS, v. 11, n. 1, . (16/06753-9, 16/01409-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIONDO, Luana Amorim. Papel do PPAR-γ sobre efeitos imunometabólicos do tecido adiposo e macrófagos, em modelo de câncer de cólon induzido tratados com dieta hiperlipídica. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.