Bolsa 16/11533-8 - Epigênese genética, Nascimento prematuro - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Prematuridade e problemas de comportamento em duas amostras de crianças de diferentes culturas

Processo: 16/11533-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 20 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 19 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Rafaela Guilherme Monte Cassiano
Supervisor: Rosario Montirosso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Istituto Scientifico Eugenio Medea, Itália  
Vinculado à bolsa:13/12509-5 - Impacto do risco neonatal e do temperamento no comportamento de crianças nascidas pré-termo na fase pré-escolar, BP.DR
Assunto(s):Epigênese genética   Nascimento prematuro   Análise do comportamento   Comportamento social   Psicologia da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epigenética | prematuridade | Problemas de comportamento | Tratamento e Prevenção Psicológica

Resumo

Crianças nascidas pré-termo apresentam mais problemas de comportamento do que as crianças nascidas a termo. Os problemas no desenvolvimento associados à prematuridade podem estar relacionados aos ambientes estressores que essas crianças estão expostas no início do seu desenvolvimento, como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Estudos recentes mostram que essa experiência inicial adversa também pode afetar a expressão dos genes em crianças nascidas pré-termo, por meio de mecanismos de alterações epigenéticas. O presente projeto inclui dois estudos. O Estudo 1 tem como objetivo realizar uma comparação transcultural dos problemas de comportamento entre crianças nascidas muito pré-termo do Brasil e da Itália. A amostra será composta por 100 crianças nascidas muito pré-termo do Brasil e 100 crianças nascidas muito pré-termo da Itália. Os problemas de comportamento serão avaliados pelo Child Behavior Checklist. Serão realizadas análises de comparação entre grupos, por meio do teste t de Student e do teste Qui-Quadrado. O Estudo 2 tem como objetivo a participação na pesquisa "Efeitos a longo prazo de experiências adversas em crianças nascidas muito pré-termo: marcadores comportamentais e biológicos da exposição precoce ao estresse e desenvolvimento socioemocional de crianças em situação de risco ", coordenado pelo Dr. Rosario Montirosso e Dr. Livio Provenzi. A amostra será composta por 50 crianças nascidas muito pré-termo e 50 crianças nascidas a termo, na fase de 4 a 5 anos de idade. O temperamento e a regulação do estresse serão avaliados pelo Lab-TAB. A participação nessa pesquisa irá trazer avanços para as pesquisas no Brasil sobre a metodologia de pesquisa em marcadores biológicos de exposição ao estresse precoce, mecanismos epigenéticos e sua associação com o temperamento e desenvolvimento socioemocional de crianças nascidas pré-termo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSIANO, RAFAELA G. M.; PROVENZI, LIVIO; MARTINS LINHARES, MARIA BEATRIZ; GASPARDO, CLAUDIA M.; MONTIROSSO, ROSARIO. Does preterm birth affect child temperament? A meta-analytic study. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 58, . (16/11533-8, 13/12509-5, 15/50502-8)
MONTE CASSIANO, RAFAELA GUILHERME; PROVENZI, LIVIO; MARTINS LINHARES, MARIA BEATRIZ; GASPARDO, CLAUDIA MARIA; MONTIROSSO, ROSARIO. Maternal sociodemographic factors differentially affect the risk of behavioral problems in Brazilian and Italian preterm toddlers. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 50, p. 165-173, . (16/11533-8, 13/12509-5, 15/50502-8)
PROVENZI, LIVIO; CASSIANO, RAFAELA G. M.; DI MINICO, GIUNIA SCOTTO; LINHARES, MARIA B. M.; MONTIROSSO, ROSARIO. Study Protocol for the Preschooler Regulation of Emotional Stress (PRES) Procedure. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 8, . (16/11533-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.