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Português como língua estrangeira: abordagem comunicativa intercultural por meio de música.

Processo: 15/13089-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Adriana Celia Alves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/06170-6 - Interculturalidade no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira para francófonos: aplicação de tarefas., BE.EP.DR
Assunto(s):Música   Interculturalidade

Resumo

Esta pesquisa visa contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros, por meio da abordagem intercultural, levando em consideração tarefas baseadas em música popular brasileira. Ressalta-se que a procura pelo ensino-aprendizagem de língua portuguesa como língua estrangeira tem aumentado a cada ano, devido, principalmente ao sucesso econômico do Brasil no cenário mundial. Dessa forma, necessita-se promover e discutir abordagens, métodos e metodologias para se ensinar a língua portuguesa como estrangeira (PLE). Assim, este projeto, com base na pesquisa-ação, pretende verificar as principais dificuldades de francófonos aprendizes de língua portuguesa, por intermédio da teoria de análise de erros. Essas dificuldades serão levantadas por: análises de conversações em pares entre a pesquisadora e os aprendizes de PLE, na modalidade tandem, e por meio de observações, anotações e diários de campo de aulas de PLE a francófonos. Em seguida, após o levantamento e com bases nas análises das dificuldades encontradas no processo de aprendizagem de PLE observado serão elaboradas tarefas de intervenção didática baseadas na abordagem comunicativa intercultural, utilizando música popular brasileira como proposta de ensino de PLE a francófonos, as quais serão verificadas sua relevância. Esta abordagem entende o ensino-aprendizagem de línguas pela interseção entre as culturas, compreende-se a língua e o social como indissociáveis. Além disso, infere-se que a música motiva a aprendizagem, tornando o processo de ensino-aprendizagem menos mecanicista e mais prazeroso. Desta forma, almeja-se que as dificuldades encontradas na aprendizagem de língua portuguesa como estrangeira a francófonos sejam amenizadas e propicie uma estratégia de aprendizagem usando música, promovendo assim o ensino e aprendizagem de PLE no atual contexto social e educativo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Adriana Celia. Ensino Intercultural de Português Língua Estrangeira por meio de canções: representações de aprendizes franceses. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

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