Bolsa 16/00069-9 - Educação inclusiva, Educação especial - BV FAPESP
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Práxis da alfabetização freiriana mediada pela comunicação suplementar alternativa: apresentação de um procedimento pedagógico

Processo: 16/00069-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Daniele de Oliveira Camalionte
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação especial   Alfabetização   Comunicação alternativa   Tecnologia assistiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Comunicação Alternativa Suplementar (CAS) | educação inclusiva | Síndrome de Worster Drought (WDS) | Tecnologia Assistiva (TA) | Teoria Sócio-histórica | Educação Especial

Resumo

O presente projeto objetiva realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, para desenvolver estratégias de alfabetização fundamentadas na Comunicação Alternativa Suplementar (CAS) como efetivação do direito dos sujeitos com deficiência à educação inclusiva. Para tanto, será feito o uso pedagógico dos recursos da Tecnologia Assistiva (TA) disponíveis no livre acesso, como possibilidades para a promoção da acessibilidade. O projeto visa efetivamente seguir a concepção de educação especial compreendida como modalidade organizada institucionalmente, para apoiar, complementar e suplementar o ensino regular, com o intuito de garantir a educação e promover o desenvolvimento das potencialidades de um educando que apresenta necessidades educacionais especiais. Nessa perspectiva, de modo específico, a proposta de pesquisa pretende, por meio de estudos que serão realizados em uma escola pública, numa sala de recursos, estudar as mudanças e adaptações necessárias para a implementação de estratégias de alfabetização para inclusão escolar de uma criança diagnosticada com Síndrome de Worster Drought (WDS), portador de uma fala ininteligível e com severo comprometimento motor fino. Todo este trabalho está fundamentado na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e seus colaboradores, sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança, bem como, o material científico acadêmico sobre a CAS. (AU)

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