Bolsa 15/26368-0 - Odores, Autoconfiança - BV FAPESP
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Satisfação e autoconfiança do estudante de enfermagem em cenários simulados com uso de odores desagradáveis

Processo: 15/26368-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Mateus Henrique Gonçalves Meska
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Odores   Autoconfiança   Estudantes de enfermagem   Exercício de simulação   Simulação (aprendizagem)   Análise de cenários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | odores | Simulação | Enfermagem Geral e especializada

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral comparar a satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagem nas atividades clínicas simuladas com e sem a presença de odores e como objetivos específicos produzir e validar cenários simulados com odores de fezes, sangue, vômito e feridas infectadas; Identificar e Comparar a satisfação e autoconfiança de estudantes de graduação em enfermagem em cenários simulados com e sem o uso de odores desagradáveis; Verificar em situações simuladas, a percepção dos estudantes de enfermagem quanto ao cuidado de enfermagem ao paciente portador de odores desagradáveis. Para o desenvolvimento do estudo ele será realizado em duas etapas: Etapa 1: Produção e validação de cenários simuladores com e sem a presença de odores de fezes, sangue, vômito e feridas infectadas. Nessa etapa do estudo serão elaborados e validados quatro cenários simulados de média fidelidade com a presença de odores e quatro cenários simulados de média fidelidade, sem a presença de odores. Os cenários serão constituídos de: 1) 02 Cenários de biossegurança nos cuidados de enfermagem à pacientes em distúrbios gástricos com presença de vômito e hematêmese, 2) 01 Cenário de biossegurança nos cuidados de enfermagem à pacientes adulto com eliminação intestinal em fralda descartável; 3) 01 Cenário de biossegurança nos cuidados de enfermagem à pacientes com úlcera por pressão infectada. Os cenários serão elaborados com base na revisão da literatura e na opinião de especialistas. Serão construídos cenários de média fidelidade seguindo o roteiro proposto por Fabri et al., (2015). Para o acréscimo de odores aos cenários, serão utilizados alimentos e alimentos fermentados (sopa de feijão e sopa de cebola industrializadas, queijo gorgonzola, carne crua frigorífica com presença abundante de sangue). Etapa 2: Comparar e identificar a percepção, satisfação e autoconfiança de estudantes de graduação em enfermagem em simulação com e sem o uso de odores. Para o desenvolvimento da etapa 2, será oferecido um Workshop Simulado teórico-prático. O evento será divulgado de forma online, na página de web da instituição e terá como tema central Biossegurança nos cuidados de enfermagem. Durante as atividades do workshop os estudantes serão convidados a participarem do estudo, e serão divididos em dois grupos: GRUPO CONTROLE e GRUPO INTERVENÇÃO. Ao final da atividade responderão a escada de Satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (National League for Nursing) e a ESECS (Baptista et al., 2014). Os dados de percepção serão agrupados pela semelhança entre si. Será realizada análise estatística exploratória, com análise de frequência, porcentagem e correlação. Os grupos serão comparados por testes estatísticos definidos após a análise amostral. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATEUS HENRIQUE GONÇALVES MESKA; LEANDRO YUKIO MANO; JANAINA PEREIRA SILVA; GERSON ALVES PEREIRA JUNIOR; ALESSANDRA MAZZO. Reconhecimento de emoções para ambiente clínico simulado com uso de odores desagradáveis: estudo quase experimental. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, . (15/26368-0)

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