Busca avançada
Ano de início
Entree

Descobrindo os mediadores microbianos do fluxo de gases do efeito estufa: como Azospirillum brasiliense mitiga as emissões?

Processo: 16/11268-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 06 de setembro de 2016
Vigência (Término): 05 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Caio Augusto Yoshiura
Supervisor no Exterior: Jorge Luiz Mazza Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/08564-6 - Prospecção de bioindicadores moleculares da microbiota na rizosfera do milho sob efeito de palhada na mitigação do gás N2O, BP.DR
Assunto(s):Microbiologia

Resumo

Em nossos resultados prévios, a palhada de milho e o inoculante Azospirillum brasiliense apresentaram como potenciais atenuadores dos fluxos de N2O e CH4 na rizosfera do milho. Resíduos das plantas e outros aditivos orgânicos possuem diversas vantagens que estimulam as atividades microbianas, e as bactérias diazotróficas são conhecidas por possuirem outras funções além da fixação do nitrogênio. Porventura, outros microrganismos podem ser úteis para regular a emissão de GEEs. Dessa forma, nós propomos isolar microrganismos com funções benéficas para a redução dos fluxos de GEEs provenientes de solos rizosféricos do milho, Terra Preta da Amazônia e dos solos rizosféricos de culturas do milho de áreas da Floresta Amazônica do Projeto FAPESP-NSF (2014/50320-4), e concluir os objetivos do Projeto FAPESP (2015/08564-6). Esse projeto será uma colaboração entre o Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Universidade de São Paulo (Brasil) e o Soil EcoGenomics Laboratory (CA, EUA), sob a orientação conjunta da Profa. Dra. Siu Mui Tsai e o Prof. Dr. Jorge L. M. Rodrigues para as análises de metagenoma e transcritoma, bem como o isolamento de microrganismos sob condições hipóxicas e a preparação dos artigos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOSHIURA, CAIO AUGUSTO; VENTURINI, ANDRESSA MONTEIRO; PEREZ BRAGA, LUCAS PALMA; DA FRANCA, ALINE GIOVANA; CATANHO PEREIRA DE LYRA, MARIA DO CARMO; TSAI, SIU MUI; RODRIGUES, JORGE LUIZ MAZZA. Responses of Low-Cost Input Combinations on the Microbial Structure of the Maize Rhizosphere for Greenhouse Gas Mitigation and Plant Biomass Production. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 12, . (13/22845-2, 15/19979-2, 15/13546-7, 15/08564-6, 16/11268-2, 14/50320-4, 19/25931-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.