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A noção de brasilidade no jornalismo anglo-saxão: uma análise do discurso de jornais norte-americanos e ingleses no período da Copa do Mundo da FIFA 2014

Processo: 15/24057-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Carlos Marques
Beneficiário:Gabriel de Lima Alves Cortez
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Cultura brasileira   Identidade nacional   Futebol   Copa do mundo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Comunicação | Copa do Mundo de Futebol | cultura brasileira | Identidade Nacional | Jornalismo anglo-saxão | Análise do Discurso, Comunicação Esportiva, Cultura Brasileira e Jornalismo anglo-saxão

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de compreender a maneira com que - em um contexto de globalização e de mundialização - dois dos principais veículos do jornalismo norte-americano e do jornalismo inglês retrataram o Brasil e os brasileiros durante a Copa do Mundo de futebol de 2014. Interessa perceber como as noções de brasilidade são descritas pela imprensa estrangeira - especificamente, por veículos de comunicação impressa dos Estados Unidos e da Inglaterra, países que aparecem com frequência no discurso dos brasileiros em relação às ideias de cultura, de organização e de civilização (em um sentido positivista dos termos); além disso, nações que se constituem como duas de nossas fontes de alteridade mais proclamadas (como indica Renato Ortiz). Mas, afinal, o que definiria o Brasil como "nação" e o que nos diferencia de outros povos? Existiria, de fato, um "caráter" nacional? Pontualmente, seríamos vistos como "o" "país do futebol" aos olhos da imprensa estrangeira? É o que buscaremos compreender nesta pesquisa, a partir de uma leitura bibliográfica de autores da historiografia nacional e da Comunicação Esportiva que, via futebol, procuram um entendimento do que é o simbólico "ser" brasileiro. A discussão e as considerações se basearão em fundamentos da Análise do Discurso Francesa, na noção de interculturalidade e nos Estudos Culturais. Sob este referencial teórico, prosseguiremos uma Análise do Discurso dos jornais The New York Times, The Wall Street Journal, The Times e The Guardian, em reportagens sobre o Mundial-2014, a fim de identificar se as noções de brasilidade comparecem nestes periódicos de maneira essencialista ou de maneira plural. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORTEZ, Gabriel de Lima Alves. A noção de brasilidade no jornalismo Anglo-Saxão: uma análise do discurso de jornais norte-americanos e ingleses no período da Copa do Mundo FIFA 2014. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.

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