Bolsa 16/01264-0 - Habilidades sociais - BV FAPESP
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Práticas educativas parentais de pais e de mães de crianças diferenciadas por sexo e escolaridade, considerando relato e observação

Processo: 16/01264-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Jéssica Aline Rovaris
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/21708-8 - Práticas educativas maternas e paternas como preditores de habilidades sociais e problemas de comportamento: estudo de relato e observação, BE.EP.DR
Assunto(s):Habilidades sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | Praticas educativas parentais | Problemas de comportamento infantil | Práticas educativas parentais e habilidades sociais

Resumo

Estudos na área da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem têm apontado para a importância da relação entre os comportamentos maternos, paternos e infantis, ao se considerar o desenvolvimento saudável da criança e a saúde mental familiar. Para este fim, se destaca como fator de proteção as habilidades sociais. Pais habilidosos têm maiores chances de utilizar práticas positivas na relação com os filhos e ensinar-lhes a lidar com as demandas próprias de seu desenvolvimento de forma saudável, diminuindo a probabilidade de problema de comportamento infantil. A literatura tem identificado variáveis que podem interferir nesse processo, como o sexo e a idade da criança, o diagnóstico de problemas de comportamento e as práticas educativas de pais e de mães. Apesar de haverem muitas pesquisas sobre o assunto, ainda permanecem lacunas e resultados inclusivos. Assim, o objetivo deste trabalho é o de comparar comportamentos paternos, maternos e infantis, por meio do uso de instrumentos de avaliação comportamental e observação direta, considerando diferenças etárias, de sexo e problemas de comportamento. A pesquisa contará com a participação de 100 pais e 100 mães de crianças em idade pré-escolar e escolar, com e sem diagnóstico de problemas de comportamento e de ambos os sexos. Para a avaliação comportamental, serão utilizados os instrumentos TRF, CBCL, RE-HSE-P, QRSH e o método de observação. Espera-se encontrar respostas acerca das diferenças e semelhanças quanto aos comportamentos de pais e mães na relação com os filhos, considerando os diferentes subgrupos de crianças que serão analisados em função das práticas educativas parentais.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROVARIS, Jéssica Aline. Práticas educativas parentais de pais e de mães de crianças diferenciadas por problemas de comportamento, escolaridade e sexo, considerando relato e observação. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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