Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de transformação de compostos tóxicos por isolados de Gordonia paraffinivorans e Gordonia sihwensis provenientes de compostagem

Processo: 16/07360-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata Castiglioni Pascon
Beneficiário:Stefania Pegorin Braga
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia aplicada   Biorremediação   Hidrocarbonetos   Gordonia (bactéria)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediação | Gordonia | hidrocarbonetos | Microbiologia Aplicada

Resumo

A biorremediação é uma metodologia eficiente na recuperação de ambientes poluídos. Ela age empregando microrganismos capazes de degradar compostos tóxicos transformando-os em outras substâncias. Dentre os microrganismos que são utilizados na biorremediação o gênero Gordonia tem se destacado bastante devido a sua grande versatilidade metabólica, o que permite a utilizasão de substratos complexos e tóxicos como em fonte energética, eliminado-os do meio ambiente. O sequenciamento e a análise dos genomas de dois isolados de G. paraffinivorans (MTZ 041 e 052) e de um isolado G. sihwensis (MTZ 096), provenientes da compostagem, demonstrou que estes microrganismos possuem os fatores genéticos que conferem a habilidade de degradar hidrocarbonetos, látex sintético e borracha natural. Este trabalho de mestrado propõe expressar o sistema alcano hidroxilase (AH) de G. sihwesis MTZ096 em E. coli, o qual é conhecido por conferir a capacidade de assimilação dos hidrocarbonetos em outros Actinomicetos. Além disso, faz parte dos objetivos deste trabalho explorar o potencial biodegradador de borracha natural e latex sintético dos isolados de G. paraffinivorans. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, STEFANIA PEGORIN; DOS SANTOS, ALEXANDRE PAES; PAGANINI, THAIS; BARBOSA, DEIBS; CONDOMITTI EPAMINO, GEORGE WILLIAN; MORAIS, CARLOS; MARTINS, LAYLA FARAGE; SILVA, ALINE MARIA; SETUBAL, JOAO CARLOS; VALLIM, MARCELO AFONSO; et al. First report of cis-1,4-polyisoprene degradation by Gordonia paraffinivorans. Brazilian Journal of Microbiology, v. 50, n. 4, p. 1051-1062, . (16/07360-0, 11/50870-6, 16/14542-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Stefania Pegorin. Avaliação do potencial de transformação de compostos tóxicos por isolados de Gordonia paraffinivorans e Gordonia sihwensis provenientes de compostagem. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.