Busca avançada
Ano de início
Entree

Função da progesterona e da protease ADAMTS 1 na migração de células derivadas de câncer de ovário

Processo: 15/19773-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 01 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Vanessa Morais Freitas
Beneficiário:Maíra de Assis Lima
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/19813-5 - Função da progesterona e da protease ADAMTS 1 na migração de células derivadas de câncer de ovário, BE.EP.DR
Assunto(s):Progesterona   Movimento celular   Ovário   Neoplasias ovarianas

Resumo

O câncer de ovário é uma neoplasia ginecológica de difícil diagnóstico, pois devido à localização desses órgãos, a maioria das pacientes apresentam estágios avançados da doença quando são diagnosticadas, tornando este carcinoma a principal causa de morte neoplásica ginecológica. A progressão do câncer depende não só das habilidades adquiridas pelas células neoplásicas, mas também da interação entre as células e seu microambiente. Os componentes da matriz extracelular (MEC) estão envolvidos em vários aspectos da biologia tumoral, fornecendo suporte sólido para células, bem como o fornecimento de citocinas e fatores de crescimento. Componentes da MEC são clivados por proteases durante os processos fisiológicos e patológicos, sendo essencial para a capacidade migratória e invasiva das células. As ADAMTSs (A Disintegrin and Metalloproteinase with Thrombospondin Motifs ou Adamalysin-Thrombospondin) são proteases secretadas dependentes de Zn2+/Ca2+ (Porter et al., 2005) e que estão envolvidas em diversas funções como: processamento de colágeno, clivagem dos proteoglicanos da matriz, angiogênese, clivagem do fator de Von Willebrand, inflamação, organogênese, fertilidade, estrutura do tecido conjuntivo e câncer. Resultados anteriores do nosso grupo demonstraram demonstramos que além de ter influência sobre os níveis gênicos e proteicos das ADAMTSs nas linhagens de câncer estudadas, a progesterona mostrou reduzir a capacidade migratória e invasiva das células NIH-OVCAR-3 e ES-2 quando comparada as células sem tratamento. Nosso objetivo neste trabalho é investigar por qual mecanismo a progesterona leva a diminuição da invasão e migração das células NIH-OVCAR-3 e ES-2 e se a protease estudada está envolvida neste processo. Para isso células derivadas de câncer de ovário terão os níveis de ADAMTS 1 modulados, tanto com o aumento ou diminuição, e serão comparadas com células parentais. Além disso, células com o gene de ADAMTS 1 modulado e células parentais passaram por tratamento com a progesterona e serão comparadas com células não tratadas. A partir desses grupos serão analisados a participação da progesterona e de ADAMTS 1 na ativação de vias de sinalização que desencadeiam alterações na migração e invasão celular e como eles atuam sobre a formação de invadopódios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, SUELY V.; LIMA, MAIRA A.; CELLA, NATHALIE; JAEGER, RUY G.; FREITAS, VANESSA M.. ADAMTS-1 Is Found in the Nuclei of Normal and Tumoral Breast Cells. PLoS One, v. 11, n. 10, . (13/01092-6, 10/07699-1, 15/19773-5, 15/02498-1, 15/09845-9, 12/10053-1)
LIMA, MAIRA DE ASSIS; DA SILVA, SUELY VIEIRA; SERRANO-GARRIDO, ORLANDO; HUELSEMANN, MAREN; SANTOS-NERES, LUANA; CARLOS RODRIGUEZ-MANZANEQUE, JUAN; HODGSON, LOUIS; FREITAS, VANESSA M.. Metalloprotease ADAMTS-1 decreases cell migration and invasion modulating the spatiotemporal dynamics of Cdc42 activity. CELLULAR SIGNALLING, v. 77, . (18/05566-6, 18/19813-5, 15/19773-5)
LIMA, MAIRA A.; SILVA, V, SUELY; JAEGER, RUY G.; FREITAS, VANESSA M.. Progesterone decreases ovarian cancer cells migration and invasion. Steroids, v. 161, . (18/19813-5, 18/05566-6, 15/19773-5, 10/07699-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Maíra de Assis. Função da progesterona e da protease ADAMTS-1 na migração de células derivadas de câncer de ovário.. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.