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Recuperação de energia vibratória utilizando sistema eletromagnético de suspensão veicular

Processo: 16/09650-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Marcos Silveira
Beneficiário:Guilherme Augusto Pestana Gradim
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Amortecimento   Suspensão coloidal   Conversão eletromecânica de energia

Resumo

Em um sistema de amortecimento veicular comum, os amortecedores viscosos dissipam energia em forma de calor, ou seja, perde-se energia para o ambiente. A implementação de um sistema de recuperação de energia possibilita que parte desta energia seja reaproveitada. Portanto, amortecedores de vibração automotivos estão entre as várias possibilidades de aplicação de dispositivos eletromecânicos, que apresentam vantagens como maior facilidade de aplicação de um controle ativo e de ajuste de parâmetros, absorção em maior faixa de freqüências, e possibilidade de recuperação de energia do sistema. O conceito de recuperação de energia (do inglês “energy harvesting”) baseia-se na captação de energia presente no ambiente e a conversão desta em energia elétrica. Transdutores eletromecânicos são bem explorados em engenharia, e atualmente a maior parte da atenção está focada em transdutores piezoelétricos ou eletromagnéticos. Dispositivos eletromecânicos podem substituir fontes externas de energia em sistemas embarcados, fornecendo energia elétrica recuperada a partir de vibrações mecânicas presentes no ambiente. Dentro deste contexto, neste trabalho deseja-se analisar a dinâmica de um sistema eletromagnético de amortecimento, com foco em aplicação a sistemas de suspensão veiculares regenerativos. O comportamento vertical de um modelo simplificado de um quarto de carro será verificado, em que o amortecedor viscoso convencional é substituído por um transdutor electromagnético. Além de um estudo analítico, deseja-se construir um equipamento experimental de pequena escala para verificar o princípio de funcionamento de tal sistema sob excitações harmônica e estocástica.

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