Bolsa 16/09734-5 - Serpentes, Endemismo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeografia, Biodiversidade e Conservação de Répteis Squamata Cisandinos

Processo: 16/09734-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Cristiano de Campos Nogueira
Beneficiário:Cristiano de Campos Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20215-7 - Biogeografia, biodiversidade e conservação de répteis Squamata cisandinos, AP.JP
Assunto(s):Serpentes   Endemismo   Distribuição geográfica   Macroecologia   Lagartos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuição geográfica | endemismo | lagartos | Macroecologia | risco de extinção | Serpentes | Biogeografia e Biodiversidade

Resumo

O desafio de documentar e compreender a riqueza e distribuição das biotas nas regiões megadiversas do planeta atrai a atenção científica desde os primeiros estudos em biogeografia e biologia evolutiva. Apesar dos avanços precoces e relativamente estáveis na documentação dos padrões de regionalização biótica em escala global, regiões megadiversas tropicais permanecem relativamente pouco estudadas, mesmo diante da urgência em documentar padrões biogeográficos em resposta à crise global de biodiversidade. Grande parte dos dados disponíveis para sínteses globais de padrões de distribuição resultam do mapeamento exaustivo de aves, mamíferos e anfíbios. Lacunas persistentes no mapeamento de Reptilia impedem análises e testes de hipóteses biogeográficas e macroecológicas gerais em Tetrapoda. Apesar dos avanços recentes no mapeamento da diversidade de répteis em grandes domínios fitogeográficos cisandinos, há poucas sínteses e estudos abrangentes sobre padrões de regionalização, riqueza e endemismo em escala continental sobre a fauna de répteis mais rica do planeta. Assim, grandes padrões biogeográficos e processos geradores de faunas tão diversas e complexas permanecem pouco estudados. O primeiro objetivo deste projeto é mapear em detalhe as espécies de Squamata da região cisandina, preenchendo uma lacuna importante no conhecimento da biodiversidade global. A partir dos mapas revisados, serão interpretados padrões de endemismo e diversidade filogenética, testando a representatividade de ações de conservação frente aos padrões detectados. Por fim, em escalas mais amplas, iremos analisar a megadiversidade dos Squamata cisandinos no contexto da diversidade global de Reptilia, testando a generalidade de padrões biogeográficos nos principais grupos de Tetrapoda.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA-ALENCAR, JOAO PAULO S.; BOLOCHIO, BRUNA E.; CARMIGNOTTO, ANA PAULA; SAWAYA, RICARDO J.; SILVEIRA, LUIS FABIO; VALDUJO, PAULA HANNA; NOGUEIRA, CRISTIANO DE CAMPOS; NORI, JAVIER. How habitat loss and fragmentation are reducing conservation opportunities for vertebrates in the most threatened savanna of the World. PERSPECTIVES IN ECOLOGY AND CONSERVATION, v. 21, n. 2, p. 7-pg., . (98/05075-7, 17/23548-2, 02/00015-3, 11/20022-3, 20/12658-4, 00/06642-4, 16/09734-5, 15/20215-7, 07/51956-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.