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Coisas-mapa para homens cegos: cenografias da voz e materialidades cruzadas em Nuno Ramos

Processo: 16/02481-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 01 de maio de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Roberto Zular
Beneficiário:André Barbugiani Goldfeder
Supervisor no Exterior: Pedro Meira Monteiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Princeton University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/15211-0 - Coisas-mapa para homens cegos: cenografias da voz e materialidades cruzadas em Nuno Ramos, BP.DR
Assunto(s):Literatura contemporânea   Artes plásticas   Artes visuais   Obra literária

Resumo

Este projeto de estágio situa-se no âmbito de um percurso investigativo dedicado à obra literária do escritor e artista plástico Nuno Ramos (1960), estruturado a partir de três eixos sincrônicos de pesquisa. Como eixo principal, propõe-se um estudo da voz na produção literária do artista. Ao mesmo tempo, esse estudo é informado pela remissão da textualidade enfocada ao sistema formal mais amplo que a articula ao trabalho de Ramos no campo das artes plásticas. Finalmente, um terceiro eixo desdobra os anteriores na direção da sondagem dos principais diálogos tecidos entre a obra estudada e problemas e propostas de destaque no panorama da poesia e das artes plásticas brasileiras, valendo-se, entre outras fontes, da análise de aspectos da produção ensaística do artista. Sem perder de vista, no que toca ao primeiro eixo, as perspectivas de enriquecimento sobretudo de nosso trabalho teórico, nosso estágio de pesquisa será dedicado majoritariamente ao desenvolvimento do segundo e terceiro eixos mencionados. No âmbito do segundo eixo, buscaremos subsídios na área de história e teoria das artes visuais, com ênfase no período iniciado na década de 1950, visando aprofundar nossa discussão cruzada das obras plástica e literária estudadas com foco nos problemas do espaço da obra, da materialização do processo no objeto de arte, da literalidade, das poéticas da matéria e do hibridismo de meios e suportes. Finalmente, no que toca ao terceiro eixo, buscaremos ampliar nossa bibliografia e nossas perspectivas acerca de uma problemática da forma que leva ao núcleo da modernidade brasileira artística, intelectual e social. Desse modo, buscaremos expandir o panorama histórico que, no segundo eixo, chegava às transformações no contexto artístico brasileiro nas décadas de 1960 e 1970 e à presença de seu legado na cena contemporânea, bem como aprofundar a exploração dos aspectos históricos e culturais que iluminam a inscrição da obra de Ramos nesse panorama. (AU)

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