Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos perfis de expressão de proteínas do leite de búfalas leiteiras saudáveis e afetadas pela mastite subclínica

Processo: 16/10526-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:Fernanda Tanamati
Supervisor no Exterior: Jeremy Taylor
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Missouri, Columbia (UM), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/19321-4 - Estudo da expressão de genes relacionados à mastite em búfalas leiteiras, BP.DR
Assunto(s):Expressão de proteínas   Glândulas mamárias   Genética molecular   Bubalus bubalis

Resumo

O leite de búfala apresenta elevados teores de sólidos totais, principalmente proteína e gordura, que garantem alto rendimento no seu processamento. No entanto, a mastite, uma doença inflamatória da glândula mamária, afeta a qualidade e a quantidade de leite produzido. Neste contexto, novas abordagens científicas, como a proteômica, têm sido amplamente utilizadas em pesquisas com animais em geral, mas, principalmente, na tentativa de compreender a natureza da doença em animais produtores de leite. O objetivo deste estudo é avaliar as proteínas presentes no leite de búfala com e sem mastite subclínica, utilizando abordagem proteômica, com a finalidade de identificar potenciais biomarcadores para a infecção. Para isso, amostras de leite de búfalas diagnosticadas com mastite e animais saudáveis serão coletadas para a extração e quantificação de proteínas, que posteriormente serão digeridas com tripsina. A expressão diferencial será verificada por meio de um espectrômetro de massa acoplado a um sistema de cromatografia de nanoflow (LC-MS/MS). As análises comparativa e quantitativa das amostras serão realizadas utilizando o método de contagem espectral. Os resultados serão importantes para entender melhor o comportamento da doença na glândula mamaria e consequentemente pode auxiliar o seu diagnóstico precoce.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAMATI, FERNANDA; TAYLOR, JEREMY F.; BEHURA, SUSANTA K.; SANTOS, DANIEL J. A.; STAFUZZA, NEDENIA B.; ANDRADE, WILLIAN B. F.; GASPARINO, ELIANE; TONHATI, HUMBERTO. Short communication: Characterization of the milk protein expression profiles in dairy buffaloes with and without subclinical mastitis. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 103, n. 3, p. 2677-2684, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.