Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da Adaptação Marginal, Nanoinfiltração e Resistência à União de Sistemas Resinosos Bulk-fill submetidos à envelhecimento termomecânico

Processo: 15/23201-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Flávio Henrique Baggio Aguiar
Beneficiário:Renata Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Adaptação marginal dentária

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a adaptação marginal, nanoinfiltração e resistência de união por microtração de três compósitos fotopolimerizáveis bulk-fill, comparando-os entre si e com um compósito resinoso microhíbrido tradicional, logo após o procedimento restaurador e após serem submetidos à ciclagem termomecânica. 56 molares hígidos serão selecionados e restaurados em uma cavidade tipo classe I, com 4 mm de profundidade, através da inserção em incremento único, no caso dos compósitos bulk-fill, e através da técnica incremental, para o compósito microhíbrido. Todos os compósitos serão fotoativados com aparelho fotoativador LED de 3ª geração (Valo - Ultradent). Para a análise da adaptação marginal serão confeccionadas réplicas dos dentes em resina epóxica a partir de impressões da superfície oclusal, em dois tempos: 24 horas após o procedimento restaurador, e depois de as amostras serem submetidas à ciclagem termomecânica. A análise comparativa inicial e final será realizada utilizando-se microscópio eletrônico de varredura (MEV). Em seguida, novas amostras não submetidas à ciclagem termomecânica, além dos dentes já envelhecidos, serão submetidos ao ensaio mecânico de resistência de união à microtração por meio de palitos obtidos da interface vestibular, e, posteriormente, o padrão de fratura será avaliado através de MEV. Para análise de nanoinfiltração, catorze palitos de cada grupo serão separados, aleatoriamente, para se avaliar, também em MEV, a infiltração de íons de nitrato de prata. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, RENATA; NUNES LEITE LIMA, DEBORA ALVES; CALDAS GIORGI, MARIA CECILIA; MARCHI, GISELLE MARIA; BAGGIO AGUIAR, FLAVIO HENRIQUE. Evaluation of Bond Strength, Nanoleakage, and Marginal Adaptation of Bulk-fill Composites Submitted to Thermomechanical Aging. Journal of Adhesive Dentistry, v. 21, n. 3, p. 255-264, . (15/23201-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Renata. Avaliação da resistência de união, nanoinfiltração e adaptação marginal de sistemas resinosos bulk-fill submetidos a envelhecimento termomecânico. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.