Busca avançada
Ano de início
Entree

Erros médicos nas práticas de saúde americana: contribuições para um cuidado ético e humanizado no Brasil

Processo: 16/02973-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 02 de setembro de 2016
Vigência (Término): 01 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Luisa Sandoval Schmidt
Beneficiário:Vitor Silva Mendonça
Supervisor: Thomas Henry Gallagher
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Washington, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/09289-9 - Concepções de profissionais da medicina sobre o erro médico nas práticas de Saúde em São Paulo: contribuições para um cuidado ético e humanizado, BP.PD
Assunto(s):Psicologia médica   Erro médico   Medicina   Ética (filosofia)   Humanização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:erro médico | Medicina | prática de saúde | Psicologia | Psicologia médica e saúde

Resumo

A proposta da referida pesquisa de estágio no exterior consiste em aperfeiçoar o conhecimento e entendimento a respeito do eixo concernente ao processo de 'disclosure' nas ocorrências de erros médicos em instituições de saúde americana. Tal eixo constitui ponto estratégico para a expansão do campo de análise referente à concepção de profissionais da medicina sobre o erro médico nas práticas de saúde, objetivo da nossa pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. A orientação do estágio consiste em estudar o erro médico e o processo de 'disclosure' na cultura americana, uma vez que o 'disclosure' serve como possibilidade de repensar e trabalhar as diferentes variáveis presentes em um erro médico. A Universidade de Washington tem um centro de pesquisa que estuda o processo de 'disclosure' no erro médico. Dessa forma, o estágio no exterior é importante por permitir o acesso do pesquisador a literatura especializada sobre esta área ainda não disponível e explorada no Brasil. O plano de trabalho se estende por 12 meses. As atividades programadas incluem participação em aulas e cursos, reuniões de orientação, treinamento em pesquisa e análise de dados. Esse estágio junto a uma das mais prestigiosas universidades do mundo potencializarão as investigações teórica sobre erro médico e 'disclosure', da qual, além dos avanços conceituais, espera-se desdobrar em produção conjunta para publicação em congressos e artigos. Além dos avanços conceituais, espera-se também que este trabalho possa desenvolver novos modos de pensar, agir e atuar sobre o erro médico brasileiro e suas consequências, e que incentive e colabore com o desenvolvimento dessa área de pesquisa no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, VITOR S.; GALLAGHER, THOMAS H.; DE OLIVEIRA, REINALDO A.. The Function of Disclosing Medical Errors: New Cultural Challenges for Physicians. HEC FORUM, v. 31, n. 3, p. 167-175, . (16/02973-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.