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A Música de Vanguarda serve ao Imperialismo(?): a relação entre música e ideologia na trajetória de Cornelius Cardew entre as décadas de 1960 e 1970

Processo: 16/05113-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mauricio Funcia de Bonis
Beneficiário:Gabriel Francisco Barboza Lemos
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Composição musical   Marxismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composição Musical | Cornelius Cardew | ideologia | marxismo | Thalmann Variations | Musicologia e Estética

Resumo

Na segunda metade do Século XX, artistas e intelectuais discutiram calorosamente acerca da relação entre a atuação poética (criativa) do artista e sua influência no campo social político e ideológico. Nesse contexto, o compositor inglês Cornelius Cardew (1936 - 1981) se destacou por desenvolver um trabalho composicional e teórico contundente, crítico e autocrítico sobre a vanguarda musical e sua dimensão ideológica. Portanto, a partir da produção de Cardew, o presente trabalho de pesquisa bibliográfica, de caráter analítico e comparativo, visa mapear e levantar materiais teóricos que contribuam na elaboração de possíveis vias interpretativas e críticas do trabalho do compositor realizado nas décadas de 1960 e 1970. Visa-se estabelecer relações entre suas composições e seu pensamento marxista-maoísta nas discussões acerca da dimensão ideológica presente na música da segunda metade do Século XX. Para tanto, o objetivo da pesquisa foi restringido a um estudo de caso de Thälmann Variations (1973), peça para piano representativa da atuação política e suas aplicações composicionais na obra de Cardew. Nos utilizaremos de ferramentas comuns a análise musical, mas também tangenciaremos teorias da linguagem e do pensamento filosófico marxista para sustentar a pesquisa, que se divide em três momentos: a) Breve levantamento crítico do pensamento composicional e ideológico de Cornelius Cardew, contextualizando historicamente e ideologicamente as discussões acerca da produção da música erudita europeia do Século XX; b) Delinear pontos de relação entre a música e sua função social no contexto da produção do compositor; c) A partir de uma análise metalinguística, mapear as referências usadas na composição politicamente engajada do compositor, visando estabelecer relações significativas entre o material musical e a dimensão ideológica em suas composições desse período.

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