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O ESPAÇO PÚBLICO PARA O PÚBLICO: A forma da arquitetura do encontro em edifícios culturais

Processo: 16/06984-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Núbia Bernardi
Beneficiário:Thalita Carvalho Martins de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metodologia de projeto   Espaço público

Resumo

A cada dia estudos mostram que nossas cidades são retratos das relações sociais do cotidiano. Em meio a tantas segregações, os edifícios culturais surgem como um local de acolhimento das atividades e expressões coletivas. Através do teatro, de exposições, oficinas educacionais, bibliotecas, a arquitetura se aproxima das relações humanas e busca propor o local do encontro. Uma tipologia que acompanhou as mudanças constantes nas expressões artísticas ganhou novas formas, dinâmicas e dimensões. Foi assim que ao longo do século XX e XXI foram projetados edifícios com espaços comuns entre a produção cultural e o público. Para identificar e verificar a eficácia destas soluções a pesquisa propõe à análise de edifícios culturais investigando as relações entre uso, arquitetura e cidade. Serão selecionados e comparados projetos com o intuito de difusão e inclusão, como museus, bibliotecas, teatros e centros culturais que relacionem estas atividades, com espaços públicos destinados ao uso livre, apresentações, jogos, percursos, feiras, estudos ou descansos. Em cada estudo de caso serão utilizadas metodologias gráficas para os registros dos dados e as análises dos resultados. Através destas comparações poderão ser destacadas as formas onde o espaço público atende a sua função e passa a ser utilizado em sua plenitude. Delinear estas relações favorecerá as metodologias de projeto adotadas para que as soluções sejam mais eficientes tanto no ensino quanto na prática da arquitetura e urbanismo.

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