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Autoeficácia docente de futuros professores de educação física na iniciação à docência

Processo: 16/05946-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de agosto de 2016
Vigência (Término): 15 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roberto Tadeu Iaochite
Beneficiário:Roraima Alves da Costa Filho
Supervisor no Exterior: Ellen L. Usher
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Kentucky (UK), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/06312-0 - Autoeficácia e autorregulação do ensino na iniciação à docência em Educação Física, BP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Educação física   Análise qualitativa   Autoeficácia

Resumo

Este projeto de pesquisa a ser realizado no exterior tem por objetivo aperfeiçoar a técnica de análise de dados qualitativos acerca do referencial teórico, expandir e atualizar a revisão de literatura em bases de dados internacionais bem como a participação em atividades acadêmicas e científicas no laboratório coordenado pela supervisora no exterior, Profa. Dra. Ellen L. Usher. O projeto de doutorado, aprovado pela FAPESP prevendo a realização de um semestre de estágio no exterior, investiga a contribuição de um programa de iniciação à docência para a constituição da autoeficácia docente e para a autorregulação do ensino de futuros professores de Educação Física. A autoeficácia docente tem sido referenciada como um importante preditor do comportamento do professor em sala de aula. Compreender como essa crença se desenvolve e quais situações contribuem para tal pode ajudar a elaborar práticas formativas mais significativas para os futuros professores. A Dra. Usher é coordenadora do P20 Motivational and Learning Lab na Universidade de Kentucky, Estados Unidos. Ela tem sido pioneira nas investigações sobre as fontes de autoeficácia, bem como proposto pesquisas qualitativas que contribuem para o entendimento e desenvolvimento de práticas formativas mais significativas para os estudantes. A realização do estágio no exterior sob a supervisão da Dra. Usher contribuirá para a aquisição de conhecimento teórico e metodológico de modo a continuar a análise de dados no Brasil. A concretização de tal parceria contribuirá para o aprofundamento do conhecimento acerca do construto proposto por Bandura, considerando as diferentes dimensões e variáveis relacionadas ao ensino e a formação de professores no campo da Educação Física relativos ao contexto brasileiro e suas particularidades. (AU)

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