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Fotografia, representação e representatividade: a estética de Steven Meisel

Processo: 15/19555-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Denis Porto Renó
Beneficiário:Lenes Donizeti Moreira Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   Moda   Linguagem fotográfica   Estética (arte)   Representatividade   Grupos sociais   Pensamento crítico   Iconografia   Análise de imagens

Resumo

O presente projeto de pesquisa vida mapear e analisar as técnicas de composição mais comumente utilizadas pelo fotógrafo de moda Steven Meisel, com o objetivo de entendermos a estética articulada pelo fotógrafo e os efeitos de sentido mediados pelo uso dessas técnicas no que concerne à política dos corpos, à representação dos grupos sociais e à questão do consumo e da sexualidade. A obra de Meisel se destaca ao estabelecer um diálogo crítico com a fotografia de moda tradicional, incorporando os seus principais elementos ao mesmo tempo em que os desloca de seus lugares tradicionais. A partir do estudo das formas a partir dos quais Meisel empreende tal deslocamento, o presente projeto de pesquisa visa verificar como são articuladas as repetições e as translações de significado na composição fotográfica de Meisel a partir de sua estrutura narrativa, ou seja, de sua forma de organização codificada. Para isso, serão utilizadas como metodologia de análise as propostas de Umberto Eco sobre a análise da imagem, envolvendo os cinco níveis de decomposição da fotografia (a saber, níveis icônico, iconográfico, tropológico, tópico e entimemático). Nós iremos analisar essas imagens sob a perspectiva dos efeitos de sentido que as técnicas de composição engendram para entrever quais foram as significações urdidas na obra de Meisel.

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