Bolsa 15/26395-7 - Educação a distância, Ensino e aprendizagem - BV FAPESP
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Elaboração de um ambiente digital para o ensino/aprendizagem prático de Embriologia

Processo: 15/26395-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Lethícia Valencise
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Ensino e aprendizagem   Ambiente virtual de aprendizagem   Software livre   Laminas   Microscópio óptico   Aquisição de equipamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente virtual de ensino | embriologia | Ensino a Distância | Embriologia dos Vertebrados

Resumo

Para o ensino/aprendizagem prático das disciplinas da área morfológica tradicionalmente são utilizados microscópios e lâminas histológicas. A confecção de um laminário de Embriologia requer técnico com treinamento especial e a utilização de grande número de embriões totais ou partes de embriões ou animais, tais como aves e roedores. A montagem e manutenção de Laboratórios de Microscopia é dispendiosa e requer grande número de microscópios e laminário, além de mobiliário adequado. O estudo extra-aula do laminário tem sido necessariamente presencial e depende da disponibilidade de salas com microscópios e do próprio laminário. Os alunos, no seu dia-a-dia estão familiarizados com recursos modernos de informática. Nos últimos anos foram desenvolvidos equipamentos capazes de capturar, com grande precisão e detalhe, materiais contidos em lâminas histológicas. Paralelamente, avançados softwares possibilitam trabalhar as imagens obtidas, editando-as de diferentes formas, além de propiciar o estudo minucioso das estruturas, com diferentes aumentos, nos mesmos moldes de um microscópio óptico. Grandes Universidades estrangeiras têm disponibilizado laminários escaneados pela Internet, especialmente de Histologia, o que não acontece com a Embriologia. Nesse último caso, encontram-se fotos de embriões totais ou cortes de embriões, sem os recursos acima referidos. As imagens digitalizadas após escaneamento podem ser disponibilizadas, por rede, para grande número de usuários, inclusive por acesso remoto, com visualização através de softwares e livre acesso. O objetivo do presente projeto é digitalizar o laminário da Disciplina de Embriologia do Dep. de Morfologia do IBB, editar as imagens obtidas e construir um ambiente virtual para o ensino/aprendizagem prático de Embriologia, para uso presencial e/ou não-presencial, o que virá complementar o ambiente virtual, já disponível e construído anteriormente, para o ensino teórico de Embriologia, com o apoio da FAPESP. Para tanto, a aluna será treinada quanto à utilização dos equipamentos e softwares necessários. Além disso, fará estudo minucioso e constante das lâminas de Embriologia, inclusive quanto ao aspecto teórico da Disciplina. Pretende-se que o produto gerado seja utilizado nas aulas ministradas no âmbito do IBB, mas possivelmente por outras Unidades da UNESP ou mesmo extra-muros, à distância. Dessa forma, pretende-se contribuir para aprofundar os conhecimentos da bolsista na área de Embriologia e de editoração e imagens, bem como contribuir para a construção de uma ferramenta de ensino/aprendizagem de Embriologia com menor uso de animais, com equipamentos de valor de aquisição de menor custo (computadores vs. microscópios) e salas de aula sem as especificidades técnicas de um Laboratório de Microscopia. Dessa forma, tanto professores quanto alunos poderão se beneficiar do ambiente virtual, seja facilitando ou mesmo viabilizando o ensino/aprendizagem prático dessa Disciplina em nosso país e outras partes do mundo.

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