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Personalização da leitura por meio de ferramentas de classificação automática da complexidade e adaptação textual: ferramenta de leitura em níveis crescentes de dificuldade para alunos do Ensino Fundamental.

Processo: 16/00500-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Danielle Gobbi Brants
Beneficiário:Nathan Siegle Hartmann
Vinculado ao auxílio:15/08632-1 - Personalização da leitura por meio de ferramentas de classificação automática de complexidade e adaptação textual: leitura em níveis crescentes de dificuldade para alunos do ensino fundamental, AP.PIPE
Assunto(s):Educação   Linguística computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação Textual | Educação | Leiturabilidade | Linguística Computacional | Linguistica computacional

Resumo

A necessidade de melhorias substanciais no ensino brasileiro, principalmente, no que concerne aos anos iniciais de estudos, é reconhecida por todos. Apesar do avanço nos níveis iniciais de alfabetismo, não há avanços no domínio de habilidades imprescindíveis para a inserção plena de um indivíduo na sociedade letrada. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), calculado de 2001 até 2012, no último ano do cálculo, 26% da população brasileira apresentava grau de alfabetismo pleno, enquanto 47% apresentava o grau básico (conseguem ler sentenças mais longas e fazer inferências simples), 21% apresentava grau rudimentar (capaz de compreender informações explícitas em sentenças curtas) e analfabetos, 6%. Os analfabetos funcionais totalizavam 27% (Analfabeto e Rudimentar). Os processos de leitura e compreensão de texto devem ser naturais, ou seja, devem respeitar a individualidade do aluno e ao mesmo tempo proporcionar motivação nessa atividade. Qualquer tipo de problema nas etapas de desenvolvimento dessas competências pode acarretar bloqueios ou desinteresses dependendo do ritmo de cada um. Nesse cenário de grande diversidade de aprendizado, adequar a leitura ao aluno é determinante para que ele progrida a seu modo e atinja os níveis de compreensão leitora esperados. A carência de recursos tecnológicos que auxiliem o aprendizado da leitura no Brasil, por exemplo, adaptando o texto ao nível adequado dos estudantes, é um dos fatores que impedem o aluno de atingir a compreensão leitora adulta. Logo, há a necessidade de adaptação textual para esse público, de forma a apresentar um texto inteligível e adequado ao seu nível de compreensão, que permita evolução gradual do estudante, motivando-o a continuar sua trajetória leitora. A imensa importância da leitura e da compreensão de textos atrai estudos de muitos países e diversas aplicações, por exemplo, na construção de materiais didáticos ou ensino de segunda língua (Collins-Thompson, 2011; Graesser et al. 2011; Sheehan, et. al., 2013, LoPucki, 2014; Febres and Klaus, 2014; François, 2014; Mihai, et. al. 2014; Dell'Orletta; Aluísio et al., 2010; Curto, 2014; entre outros). As pesquisas e ferramentas existentes para o Português, entretanto, não solucionam as demandas dos educadores em sala de aula: não existem classificadores capazes de discriminar níveis de complexidade de cada um dos anos escolares, usando métricas dos vários níveis da língua. A Guten Educação enxerga essa lacuna como uma oportunidade de negócios relevante e com grande impacto potencial na elevação da qualidade do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Nesse sentido, este projeto visa à criação de uma ferramenta de leitura que proveja textos em diferentes níveis de inteligibilidade para alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, é necessária a criação de um software classificador de textos e de softwares de adaptação textual, considerando as especificidades linguísticas do Português e as especificidades educacionais e sociais do mercado em questão. Para a construção dos produtos supracitados em português brasileiro, utilizaremos conhecimento linguístico, computacional, pedagógico e estatístico, sobretudo os recursos já desenvolvidos no Projeto PorSimples (Aluísio and Gasperin, 2010). O modelo de negócios contemplado segue padrão iniciado pela empresa proponente em seus produtos já disponíveis no mercado: a abordagem comercial será centrada na venda da ferramenta a escolas privadas, sistemas de ensino (Business to Business) e, futuramente, redes municipais e estaduais de educação (Business to Government). As vendas serão realizadas no modelo de assinaturas, com base no número de alunos ativos. Com este projeto, esperamos contribuir com o desenvolvimento de recursos computacionais em português brasileiro para a área educacional e, principalmente, com a elevação da qualidade do modelo de ensino de leitura e compreensão de texto deste país.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARTMANN, NATHAN S.; PAETZOLD, GUSTAVO H.; ALUISIO, SANDRA M.; VILLAVICENCIO, A; MOREIRA, V; ABAD, A; CASELI, H; GAMALLO, P; RAMISCH, C; OLIVEIRA, HG; et al. SIMPLEX-PB: A Lexical Simplification Database and Benchmark for Portuguese. COMPUTATIONAL PROCESSING OF THE PORTUGUESE LANGUAGE, PROPOR 2018, v. 11122, p. 12-pg., . (16/00500-1)

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