Busca avançada
Ano de início
Entree

Chefes, aldeias e suas histórias: autobiografias indígenas e as dinâmicas sociopolíticas dos povos Matipu e Nahukwá (Parque Indígena do Xingu, MT - Brasil)

Processo: 16/04777-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Beneficiário:Diogo Henrique Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/26676-0 - Sistemas regionais ameríndios em transformação: o caso do Alto Xingu, AP.JP
Assunto(s):Povos indígenas do Brasil   Política indigenista   Autobiografias

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar os enlaces entre história e política em autobiografias indígenas. Seu ponto de partida é a análise e a comparação de narrativas autobiográficas de chefes alto-xinguanos. Para isso, almeja-se trabalhar com depoimentos de chefes Matipu e Nahukwá (Parque Indígena do Xingu, MT), os quais serão colocadas em paralelo com outras narrativas indígenas já comentadas ou gravadas por outros pesquisadores. A partir da análise desses discursos, a pesquisa visa contribuir para o entendimento de processos políticos envolvidos com fenômenos de produção, objetivação e fragmentação de aldeias no interior de uma rede multiétnica, apontando para as peculiaridades do discurso indígena na construção de sua própria história. Neste sentido, toma-se como foco etnográfico acontecimentos vivenciados entre o século passado e o presente pelos Matipu e Nahukwá, povos que possuem um longo histórico de amalgamento e divisão de aldeias. Valendo-se da análise de performances orais, da pesquisa de campo e do estudo sistemático da bibliografia disponível sobre as artes verbais ameríndias, a pesquisa buscará mostrar também como as autobiografias iluminam modos indígenas específicos de lidar com a alteridade e como eles intervêm na produção de pessoas e de coletivos políticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Diogo Henrique. Chefes, aldeias e suas histórias : memória e política no Alto Xingu. 2018. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.