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Da escola de ofício à profissão Educação Física: novos dispositivos, agentes, formação e prática profissional

Processo: 15/26770-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 23 de maio de 2016
Vigência (Término): 22 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Rubiane Giovani Fonseca
Supervisor: Matthew Atencio
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: California State University, East Bay (CSUEB), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/01557-9 - Da escola de ofício à profissão educação física: novos dispositivos, agentes, formação e prática profissional., BP.DR
Assunto(s):Sociologia das profissões   Jurisdição   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação física | Jurisdições | Sociologia das profissoes | trabalho | Socio-cultural

Resumo

A Educação Física se enquadra como uma ocupação que vem conquistando representatividade profissional utilizando-se de mecanismos para reivindicar novas jurisdições e status social. No entanto, não é claro como se constituem tais mecanismos que sustentam a Educação Física em seu processo de profissionalização. Em face desse contexto, esse trabalho tem como objetivo central conhecer os dispositivos e agentes que regulam a Educação Física no mundo do trabalho e no campo acadêmico e, como influenciam na manutenção da posição ocupacional e no seu processo de profissionalização. Este estudo será de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Partimos do pressuposto de que a profissão é um sistema com dimensões intraprofissionais (interações com o contexto externo à ocupação) e interprofissionais (interações com os pares e entre os próprios segmentos). Serão levantados dados documentais sobre os segmentos administrativo, prático e acadêmico da Educação Física não escolar junto aos órgãos de regulação profissional do Estado da Califórnia e junto à Universidade do Estado da Califórnia - campus de East Bay. O material qualitativo será analisado por meio de categorização e análise de conteúdos e servirá para mapear as demandas, disputas, adaptações ao sistema profissional nos Estados Unidos. Os dados serão utilizados como fonte comparativa para a análise do profissionalismo da Educação Física. (AU)

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