Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioconcentração e cinética de dessorção de elementos potencialmente tóxicos em solos cultivados com hortaliças nos sistemas orgânico e convencional

Processo: 15/25416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Eloá Moura Araújo
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/13225-9 - Efeito da matéria orgânica na cinética de dessorção de elementos potencialmente tóxicos em solos de horta, BE.EP.DR
Assunto(s):Química do solo   Metais pesados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fator de bioconcentração | Metais Pesados | Química do solo

Resumo

As plantas adquirem da solução do solo os nutrientes necessários ao seu crescimento. Entretanto, além deles, elementos potencialmente tóxicos (EPTs) podem também estar biodisponíveis para serem absorvidos e acumulados nos tecidos e órgãos vegetais, sendo esta uma importante rota de entrada do EPTs na cadeia alimentar. Estudar a dinâmica dos elementos nos solos é fundamental para um melhor entendimento dos fatores de transferência solo-planta, lembrando que o manejo utilizado pode interferir no comportamento do elemento no sistema. No estado de Pernambuco, a produção de hortaliças se concentra em intensos cultivos orgânicos e convencionais localizados em pequenas a médias propriedades, principalmente na região Agreste e São Francisco. Esse intenso uso do solo pode levar a condições de contaminação. Nosso objetivo com este trabalho é determinar os teores de EPTs nos solos e em hortaliças produzidas sob manejos convencional e orgânico nas principais regiões produtoras de Pernambuco. Pretendemos também investigar as formas, a sorção e a dessorção dos elementos nos solos e sua transferência para as plantas. Serão realizadas extrações com ácidos e com sais fracos para obtenção das frações pseudototais, reativas e biodisponíveis dos EPTs no solo e nas plantas. Experimentos de cinética serão desenvolvidos, e um detalhamento da matriz orgânica do solo será obtido com auxílio de espectroscopia de fluorescência induzida por laser e ressonância magnética nuclear.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIONE, CAMILA; ARAUJO, ELOA MOURA; DOS SANTOS-ARAUJO, SABRINA NOVAES; FRIOL BOIM, ALEXYS GIORGIA; BARBOSA, ROMMEL MELGACO; FERRACCIU ALLEONI, LUIS REYNALDO. Determining the geographical origin of lettuce with data mining applied to micronutrients and soil properties. CIENTIA AGRICOL, v. 79, n. 1, p. 15-pg., . (12/03682-2, 15/19332-9, 15/25416-0)
ARAUJO, ELOA MOURA; DE LIMA, MARCIO DIAS; BARBOSA, ROMMEL; FERRACCIU ALLEONI, LUIS REYNALDO. Using Machine Learning and Multi-Element Analysis to Evaluate the Authenticity of Organic and Conventional Vegetables. FOOD ANALYTICAL METHODS, v. 12, n. 11, p. 2542-2554, . (15/25416-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Eloá Moura. Bioconcentração e cinética de dessorção de elementos potencialmente tóxicos em solos hortícolas sob sistemas orgânico e convencional. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.