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Avaliação de um programa para ampliação das interações comunicativas com pais e professores de pré-escolares.

Processo: 15/21335-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Camila Domeniconi
Pesquisador Anfitrião: Marta Gracia Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Educação infantil   Professores   Linguagem   Pais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | leitura compartilhada | Linguagem | pais | Professores | Educação pré-escolar

Resumo

Estudos fundamentados em diferentes orientações teóricas convergem sobre a importância da interação entre adultos e crianças para o incremento das interações comunicativas. O presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito de um programa baseado em leitura compartilhada para o aumento do vocabulário expressivo e receptivo e também para o aumento no número e duração de conversações iniciadas pela criança pré-escolar inserida em regiões com baixo nível sócio econômico. O projeto é composto por três estudos. O Estudo 1 prevê a aplicação do programa pelos professores nas escolas, o segundo estudo prevê a adaptação de um instrumento observacional utilizado em sala de aula para avaliação das interações comunicativas em casa e o terceiro prevê a aplicação do programa pelos pais em suas casas. O programa proposto nos estudos 1 e 3 está baseado na leitura compartilhada de 18 livros. Participarão do projeto 20 professores de pré-escola no primeiro estudo, 20 famílias no terceiro estudo e as respectivas crianças (alunos ou filhos). Para avaliação do programa estão previstas as seguintes etapas: 1) pré-testes e observações para avaliar o repertório expressivo, receptivo, a quantidade e duração das interações comunicativas iniciadas pelas crianças; 2) programa aplicado pelos familiares ou professores; 3) repetição dos testes e observações sistemáticas após o programa. A efetividade do programa de leitura compartilhada será avaliada pela análise das diferenças nos repertórios de pré e pós teste e nas diferenças entre os grupos experimental e controle nos estudos 1 e 3. Será realizado um follow-up após 45 dias para verificar a manutenção dos repertórios ensinados. A estrutura do programa proposto pode providenciar estimulação complementar para o aprimoramento da linguagem oral e fornecer elementos importantes para comparação da efetividade do método em diferentes contextos de aplicação. A adaptação do instrumento observacional, proposta para o estudo 2, pode ser útil para intervenções futuras que visem avaliar e assessorar diferentes agentes educacionais, como pais e professores, com vistas a ampliar as interações comunicativas.Palavras-chave: linguagem, leitura compartilhada, familiares, professores, pré-escolares, baixo nível sócio econômico.

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