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Experiências autônomas na indústria fonográfica brasileira dos anos de 1950 e 1960: os selos Elenco, Festa e Forma

Processo: 15/10878-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:José Roberto Zan
Beneficiário:Guilherme Araujo Freire
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria fonográfica   Música popular brasileira   Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indústria Fonográfica | música popular brasileira | Música popular

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo os selos Elenco (1963-1967) do produtor carioca Aloysio de Oliveira, Festa (1955-1970) do jornalista e produtor paulistano Irineu Garcia e Forma (1964-1971) do produtor carioca Roberto Quartin, três selos de pequeno porte que realizaram uma produção de discos significativa durante seu período de atividade. A pesquisa pretende trabalhar com a hipótese de que as trajetórias dos três selos refletem transformações ocorridas na indústria fonográfica das décadas de 1950 e 1960, marcadas pela transição de uma fase incipiente - caracterizada por uma base técnica e administrativa pouco desenvolvida-, para uma fase de expansão e consolidação da racionalidade administrativa e subsequente concentração de mercado pelas grandes gravadoras. Situadas nessa passagem, pretende-se verificar em que medida a produção dos três selos contribuiu para o processo de segmentação do mercado e para a formação de um segmento considerado de "bom gosto" na música popular brasileira, balizado por critérios de distinção social e estética compatíveis com setores sociais médios e altos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIRE, Guilherme Araujo. Autonomia e distinção na indústria fonográfica brasileira dos anos 1950 e 1960: o caso das gravadoras Festa, Elenco e Forma. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

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