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Temporalidades contemporâneas ressignificadas: representações de passados e futuros no jogo Tormenta RPG

Processo: 15/24618-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Beneficiário:Pedro Ernesto Gandine Tancini
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória cultural   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:culturas do consumo | memória | role-playing games | Tempo | Comunicação e Consumo

Resumo

Esse projeto pesquisa o papel das representações de passados e futuros na ressignificação das temporalidades próprias às culturas de consumo contemporâneas. Elege-se como objeto de estudo as publicações editoriais referentes ao cenário ficcional de Tormenta RPG. RPG, abreviação de Role-Playing Game, consiste em um formato de jogo de interpretação de papéis, pelo qual jogadores constróem e vivenciam narrativas lúdicas, de forma improvisada, colaborativa e imaginativa; e Tormenta RPG promove um universo por onde tais partidas ambientam suas narrativas. Esse produto editorial anuncia-se especialmente relevante para essa pesquisa, pois nutre a característica de articular elementos referentes a diversos períodos históricos e interrelacioná-los em um mesmo ambiente de construção de temporalidades. Dessa forma, o estudo problematiza como a qualidade cultural da memória opera tais representações em prol da codificação de um tempo interno específico ao cenário, que, por sua vez, é interpelado pelas forças do contexto contemporâneo de culturas do consumo, globalização e midiatização. Investiga-se, portanto, os processos de ressignificação gerados pela conexão entre o ambiente de produção de sentidos do jogo e a temporalidade da cultura em que se insere. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica em torno do conceito de tempo, memória e culturas do consumo, com referência a autores como N. Elias, Z. Bauman, P. Norra, A. Huyssen, I. Lotman e C. Campbell; assim como pesquisa documental composta por análise das descrições dos personagens e do cenário de Tormenta RPG com base nos estudos sobre semiótica da cultura. Espera-se, com essa pesquisa, demonstrar as qualidades que a memória, por meio de manifestações culturais como o RPG, imprime na composição das temporalidades atuais. (AU)

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