Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DO FATOR DE INÍCIO DE TRADUÇÃO DE EUCARIOTOS 5A (eIF5A) NA TRADUÇÃO DAS PROTEÍNAS S6Ks

Processo: 14/27154-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Augusto Ducati Luchessi
Beneficiário:Letícia Meneguello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Síntese proteica   Fator de iniciação 5A em eucariotos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle traducional | eIF5A | Síntese Protéica | Biologia molecular

Resumo

O fator de início de tradução de eucariotos 5A (EIF5A) é uma proteína altamente conservada em eucariotos e entre seus homólogos de archaeas. Caracteriza-se por ser a única proteína conhecida a apresentar o resíduo de aminoácido hipusina, produzida a partir de uma modificação pós-traducional essencial para sua atividade. Este fator já foi relacionado com início de tradução, transporte nucleocitoplasmático, decaimento de mRNA, proliferação celular e replicação do vírus HIV-1. Alguns trabalhos evidenciaram que EIF5A e seu ortólogo em bactérias (EFP) estão envolvidos na tradução de sequencias contendo resíduos de prolinas consecutivas (PPG ou PPP). Proteínas com regiões ricas em prolinas são comumente encontradas em procariotos e eucariotos. A proteína S6K2 possui uma região com cinco resíduos de prolinas consecutivas em sua extremidade C-terminal. As proteínas S6Ks são responsáveis por fosforilar a proteína ribossomal S6 (rpS6) e esta ativação é essencial para síntese proteica e progressão do ciclo celular, além de atuar em outros alvos proteicos. Alguns autores indicam que regiões ricas em prolinas podem fazer parte de um mecanismo de regulação através de interações entre proteínas, entretanto, ainda não há relatos que comprovem este mecanismo em S6K2. Neste projeto será avaliado o envolvimento de EIF5A na tradução de proteínas S6Ks, visando um maior entendimento desta regulação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES DE PROENCA, ANDRE RICARDO; PEREIRA, KARINA DANIELLE; MENEGUELLO, LETICIA; TAMBORLIN, LETICIA; LUCHESSI, AUGUSTO DUCATI. Insulin action on protein synthesis and its association with eIF5A expression and hypusination. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 46, n. 1, p. 587-596, . (14/27154-0, 10/18095-0, 17/21914-1, 13/23620-4, 13/20504-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEGUELLO, Letícia. Avaliação do fator de início de tradução de eucariotos 5A (eIF5A) na tradução das proteínas S6Ks. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.