Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da citroterapia na produção de prostaglandinas de mulheres saudáveis durante a menstruação

Processo: 15/23509-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Priscila Maria de Andrade Borra
Beneficiário:Erika Gonçalves Caneira
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ginecologia   Menstruação   Medicamentos fitoterápicos   Dismenorreia   Prostaglandinas   Limão   Concentração plasmática   Amostragem   Ensaio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citroterapia | fluxo mestrual | limão | prostaglandinas | Ginecologia

Resumo

As prostaglandinas (PGs) PGF2± e PGE2 produzidas durante a fase da menstruação são responsáveis por parte da contração do endométrio associada ao quadro clínico caracterizado por cólicas e dores uterinas severas conhecidas como dismenorreia. Entretanto, como esse tipo de opção terapêutica produz efeitos colaterais que podem restringir sua utilização por longos períodos, a utilização de produtos fitoterápicos vem sendo proposta como alternativa anti-inflamatória aos compostos alopáticos. Neste sentido, o limão Taiti (Citrus latifolia) tem se mostrado eficaz no controle dos efeitos da menstruação em mulheres que apresentam ciclos desregulados. Embora as formas de atuação não sejam conhecidas, a inibição da cascata de produção dos ácidos araquidônicos é uma das possibilidades. Deste modo, para contribuir com a elucidação dos mecanismos de atividade, pretende-se estudar o efeito da citroterapia a base de suco do limão Taiti na produção de PGs em mulheres saudáveis durante a menstruação. Para isso, serão convidadas mulheres voluntárias normais (n=45) em período fértil e na faixa etária entre 18 a 40 anos de idade. Para realização da pesquisa, as voluntárias serão divididas de forma aleatória em três grupos em função do tipo de estimulação a que serão expostas: Grupo Limão (G1, n=15), Grupo Meloxican (G2, n=15) e Grupo Controle (G3, n=15), o qual não sofrerá intervenção. Amostras de sangue menstrual e periférico serão coletadas após os tratamentos e utilizadas para dosagem plasmática prostaglandina F2 alfa ( PGF2±) a fim de comparar o efeito uterino e sistêmico da citroterapia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBELDO, THAIANE; CANZI, EDIONE FATIMA; DE ANDRADE, PRISCILA MARIA; PEDOTTE SANTANA, JHONNE PEDRO; TEIXEIRA, FELIPE ROBERTI; SPAGNOL, VALENTINE; NORONHA SALES MAIA, BEATRIZ HELENA LAMEIRO; CARBOL, MARISTELA; CANEIRA, ERIKA GONCALVES; DAS GRACAS FERNANDES DA SILVA, MARIA FATIMA; et al. Effect of Tahiti lime (Citrus latifolia) juice on the Production of the PGF2 alpha/PGE2 and Pro-Inflammatory Cytokines involved in Menstruation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (15/23679-4, 14/50244-6, 15/23509-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.