Busca avançada
Ano de início
Entree

Lacan e o surrealismo: inspirações para um conceito de objeto

Processo: 15/09255-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Safatle
Beneficiário:Juliana Labatut Portilho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/08296-7 - Lacan e o surrealismo: inspirações para um conceito de objeto., BE.EP.DR
Assunto(s):Sujeito   Fantasia   Estética (filosofia)   Objeto   Surrealismo

Resumo

Este projeto parte do pressuposto de que questões estéticas, em particular, o surrealismo, foram fundamentais para Jacques Lacan desenvolver suas análises sobre Freud e, ao mesmo tempo, nos colocar diante de uma possível reformulação de conceitos fundamentais da filosofia, tais como a noção de objeto, de sujeito e de fantasia. Para desenvolver essa ideia, nossa proposta será analisar e levantar como o entrecruzamento entre questões estéticas e a clínica ocorreu para Lacan. A partir disso, buscar a confirmação de que Lacan pôde reformular tais concepções clássicas do pensamento, em especial a do conceito de objeto, inspirado pelo surrealismo. Atribuímos ao conceito de objeto maior destaque nessa pesquisa devido à hipótese de que a consequência do processo de sua elaboração foi a reformulação do conceito de sujeito e, consequentemente, do conceito de fantasia. A fantasia, na teoria de Lacan, assumiu - desde o início até o fim de suas elaborações - uma equivalência à relação do sujeito com o objeto. Consideramos, assim, que, ao analisarmos a genealogia do objeto lacaniano em seu momento de elaboração inicial, nos defrontaremos com questões caras à filosofia, e, consequentemente, poderemos nos deparar com uma discussão em torno da teoria estética contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTILHO, Juliana Labatut. Lacan e o Surrealismo: inspirações para um conceito de objeto. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.