Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de casos de leptospirose em pacientes com suspeita clínica de dengue no estado de São Paulo

Processo: 15/06446-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Felipe Fornazari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dengue   Leptospirose   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dengue | diagnóstico | Leptospirose | Pcr | soroaglutinação microscópica | Bacteriologia

Resumo

A leptospirose é uma zoonose de grande importância mundial, com alta incidência no Brasil. Muitos casos não são diagnosticados, principalmente em decorrência da baixa especificidade dos sinais clínicos e da falta de laboratórios capacitados para o diagnóstico. Assim, a leptospirose é considerada uma enfermidade negligenciada e que necessita de maiores dados epidemiológicos. O presente estudo tem como objetivo detectar casos não diagnosticados de leptospirose, pela análise de amostras de soro submetidas ao diagnóstico de dengue (ELISA), mas cujo resultado foi negativo. Diante da similaridade dos sinais clínicos de ambas as enfermidades, é provável que muitos casos de leptospirose sejam confundidos com dengue, doença esta de maior incidência e que possui maior atenção por parte dos profissionais da área da saúde. Assim, será possível identificar e quantificar os casos de leptospirose subnotificados, e avaliar a importância desta doença como um diagnostico diferencial em casos suspeitos de dengue. Serão analisadas amostras de soro de aproximadamente 3.500 pacientes, encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz de Bauru, SP, que atende 36 municípios do estado de São Paulo. O diagnóstico de leptospirose será realizado pelas técnicas de PCR em tempo real e Soroaglutinação Microscópica. Serão calculadas as frequências de positividade e sorogrupos para cada município. A partir dos resultados obtidos será possível adotar e atualizar as medidas preventivas contra a leptospirose, tais como: orientar os profissionais do sistema de saúde, aperfeiçoar os serviços de atendimento e diagnóstico, guiar as ações de vigilância epidemiológica e orientar os responsáveis pelas políticas públicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE FORNAZARI; VIRGÍNIA BODELÃO RICHINI-PEREIRA; SÂMEA FERNANDES JOAQUIM; PEDRO GABRIEL NACHTIGALL; HELIO LANGONI. Leptospirosis diagnosis among patients suspected of dengue fever in Brazil. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 27, . (15/06446-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.