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Alocação Ótima Holística de Eletroposto de Recarga Rápida de Veículos Elétricos

Processo: 15/24448-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:José Carlos Garcia Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/17720-4 - Alocação de eletropostos de recarga rápida de veículo elétrico, BE.EP.DR
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:otimização aplicada em sistemas de distribuição de energia elétrica | recarregamento de veículos elétricos | sistemas de distribuição de energia elétrica | sistemas de distribuição de energia elétrica

Resumo

Na medida em que os países buscam definir as necessidades energéticas futuras em um mundo dinâmico e em crescimento, atingir um modelo de transporte sustentável se tornou missão vital. Na última década, o debate mundial sobre mudanças climáticas e a volatilidade dos preços do petróleo reacenderam este tópico centenário e, como resposta, os investimentos das montadoras de automóveis em veículos elétricos (VE) cresceram rapidamente. Como resultado, também é esperado o desenvolvimento de uma infraestrutura de recarga, a fim de dar suporte aos donos de VEs. Dentre os principais desafios para este desenvolvimento está como alocar, de forma adequada, as estações de recarga na rede. Isto é especialmente verdadeiro para as estações de recarga rápida (ERRs) visto que elas constituem uma carga elevada, e seus impactos técnicos ainda não foram estudados detalhadamente por pesquisadores. Adicionalmente, na prática, vários outros aspectos (além de impactos técnicos) devem ser considerados para alocar ERRs. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto de doutorado é desenvolver uma estratégia robusta e completa para alocação de ERRs, considerando não apenas seus impactos técnicos, mas também requisitos de infraestrutura, custos de implementação e o comportamento dos donos de VEs (fluxo do tráfego durante o dia) em diferentes regiões (centro, região residencial, shopping etc.). O desenvolvimento desta estratégia é de grande interesse para o governo e para as concessionárias de distribuição, visto que auxiliará na redução das barreiras para a conexão/alocação de ERRs e, consequentemente, irá acelerar a adoção da tecnologia de VEs.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, TIAGO; ANDRADE, JOSE; TORQUATO, RICARDO; FREITAS, WALMIR; TRINDADE, FERNANDA C. L.. Use of EV hosting capacity for management of low-voltage distribution systems. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 14, n. 13, p. 2620-2629, . (18/24018-0, 16/08645-9, 15/24448-6)
CUNHA, VINICIUS C.; ANDRADE, JOSE; RICCIARDI, TIAGO R.; TRINDADE, FERNANDA C. L.; FREITAS, WALMIR; ROSOLEN, RAFAEL A. G.; VILIBOR, HELITON O.; IEEE. Assessment of Capacitor Banks Control Practices in Distribution Systems with High PV Penetration. 2020 IEEE POWER & ENERGY SOCIETY GENERAL MEETING (PESGM), v. N/A, p. 5-pg., . (17/10476-3, 16/08645-9, 15/24448-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, José Carlos Garcia. Holistic allocation of fast charging electric vehicle stations. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.

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