Busca avançada
Ano de início
Entree

O comentário enquanto problema composicional: uma investigação a partir do pensamento de Luciano Berio

Processo: 15/23865-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de julho de 2016
Vigência (Término): 25 de abril de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Max Packer
Supervisor: Thomas Reiner
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Monash University, Austrália  
Vinculado à bolsa:14/08908-4 - Abertura - gesto - mito: o comentário enquanto problema composicional a partir da obra de Luciano Berio, BP.DR
Assunto(s):Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composição Musical | Luciano Berio | Música do Séc | processos criativos | reescritura | Xx | Processos Criativos

Resumo

O presente projeto propõe a realização de um estágio de pesquisa de dez meses (abril/2016 a janeiro/2016) no programa de PhD em composição musical da Arts Research Graduate School - Faculty of Arts da Monash University, em Melbourne, Austrália, sob supervisão e orientação do professor e compositor Thomas Reiner. Tal estágio visa complementar a pesquisa de doutorado desenvolvida correntemente por este bolsista no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho e com bolsa da FAPESP .A pesquisa de doutorado correntemente desenvolvida na USP consiste num estudo sobre o comentário enquanto problema poético-composicional tomando como ponto de referência o pensamento de Luciano Berio. Na obra de Berio, a prática da transcrição - entendida como modo privilegiado de transmissão das ideias musicais ao longo da história - se atualiza como possibilidade composicional de realizar um posicionamento crítico perante as obras musicais em meio ao contexto heterogêneo dos séculos XX e XXI.Tendo em vista a amplitude da noção de comentário composicional no contexto geral da criação musical contemporânea, a presente proposta de estágio envolve uma atuação junto ao Prof. Dr. Thomas Reiner em três vias principais, paralelas e complementares entre si: A) Investigação Teórico-Conceitual; B) Análise Musical; C) Prática Composicional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)