Busca avançada
Ano de início
Entree

Filosofia no ensino de ciências: problematizando discursos no pensamento científico contemporâneo

Processo: 15/21926-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Samuel Molina Schnorr
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07630-0 - Análise da produção de discursos científicos e educacionais no ensino de ciências: construção de verdade e questões sociocientíficas em periódicos brasileiros, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise do discurso   Ensino de ciências   Filosofia da ciência

Resumo

A partir deste projeto de pesquisa objetiva-se investigar os pressupostos filosóficos que fundamentam o ensino de ciências, almejando compreender o pensamento científico que se sustenta na sociedade e problematizar a ciência com base em referenciais da filosofia contemporânea, especialmente Foucault e Nietzsche. Além disso, analisar os discursos na construção do conhecimento presentes nas produções acadêmicas, buscando entender as constituições de verdades científicas no campo educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, terá abordagem bibliográfica a partir da busca de literatura científica nas bases bibliográficas online: Web of Science, Google Acadêmico e Banco de Teses da CAPES, a fim de encontrar percepções, entendimentos e categorias analíticas que permitam construir outros sentidos para os discursos presentes nas temáticas. Outrossim, será realizado uma pesquisa documental sobre os PCN e livros didáticos (BRASIL, 1998; 2012), esperando considerar a temática frente às propostas de mudanças curriculares e metodológicas das práticas escolares. A análise dos dados se dará de forma teórico-conceitual, acerca do discurso (FOUCAULT, 2012) presente nas relações entre a filosofia e o ensino de ciências, investigando e problematizando mecanismos, por meio dos quais, práticas presentes nos referencias encontrados na pesquisa constroem verdades científicas. Acredita-se que a partir desta pesquisa é possível desestruturar algumas ligações que existem entre as ciências e a produção de conhecimento em uma visão positivista, trazendo distintos caminhos para essa temática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMUEL MOLINA SCHNORR; MAURÍCIO PIETROCOLA. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. Ciência e Educação, v. 27, . (17/07630-0, 15/21926-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHNORR, Samuel Molina. Do encontro entre os discursos científico e pedagógico: uma investigação sobre os periódicos brasileiros de educação em ciências (1994-2018). 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.