Intersubjetividade e Eticidade na Filosofia do Direito de Hegel.
Sobre os fundamentos da teoria social cosmopolita: uma abordagem hermenêutico-soci...
Sobre a relação entre intersubjetividade, consciência comum e linguagem em Fichte:...
Processo: | 15/24153-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de fevereiro de 2016 |
Vigência (Término): | 30 de março de 2016 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia |
Pesquisador responsável: | João Vergílio Gallerani Cuter |
Beneficiário: | Rafael Barros de Oliveira |
Supervisor: | Axel Honneth |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Local de pesquisa: | Goethe University Frankfurt, Alemanha |
Vinculado à bolsa: | 14/06613-7 - Intersubjetividade em Paul Ricoeur e Karl-Otto Apel, BP.IC |
Assunto(s): | Filosofia da linguagem Hermenêutica Intersubjetividade Fenomenologia (filosofia) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | hermenêutica | intersubjetividade | Karl-Otto Apel | Paul Ricoeur | Filosofia da Linguagem |
Resumo O objetivo deste projeto é investigar a maneira como Paul Ricoeur e Karl-Otto Apel constroem suas propostas de solução para o problema da objetividade do discurso e, consequentemente, da linguagem. Tendo sido ambos fortemente influenciados pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, percorreram caminhos diferentes a partir desse denominador comum: Ricoeur, por um lado, valeu-se da tradição francesa de recepção da fenomenologia de Edmund Husserl e Martin Heidegger, enquanto que Apel, por outro lado, combinou a hermenêutica com o pragmatismo de Charles Sanders Peirce e - em menor grau - a analítica da linguagem de Ludwig Wittgenstein para compor sua "pragmática transcendental". Ambos os autores, seguindo cada um sua estratégia, apontam, de modo geral, para a mesma solução conceitual: a intersubjetividade - muito embora preenchida com diferentes conteúdos semânticos por um e outro. O que busco identificar são os pontos de convergência e divergência entre esses autores contemporâneos, indagando sobre a possibilidade de apontá-los como pontos de encontro das chamadas tradições "analítica" e "continental" da filosofia. (AU) | |
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