Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho da biópsia percutânea de fragmento do linfonodo sentinela axilar detectado através do contraste ultrassonográfico na seleção dos casos com axila negativa ou com comprometimento axilar mínimo em mulheres com câncer de mama inicia

Processo: 15/22438-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Rodrigo Menezes Jales
Beneficiário:Gabrielle Baccarin
Instituição-sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Metástase   Linfonodo sentinela   Gânglios   Biópsia   Ultrassonografia

Resumo

A abordagem cirúrgica dos linfonodos axilares é útil para o estadiamento, a determinação do tratamento adjuvante e o controle loco-regional do câncer de mama. Entretanto, a sua utilidade é mais limitada nas pacientes com tumores iniciais, nas quais têm-se buscado uma abordagem axilar mais conservadora. Assim, a dissecção dos linfonodos axilares (DLA) já não é recomendada nos casos em que a amostragem cirúrgica nos linfonodos axilares (TLNS) é negativa. Mais recentemente sugere-se que a DLA também pode ser omitida nas pacientes com comprometimento axilar mínimo (d 2 linfonodos acometidos). A associação da biópsia percutânea de fragmento (BPF) do linfonodo sentinela (LS) identificado através da ultrassonografia associada a contraste (USC) pode aprimorar o desempenho da ultrassonografia na seleção de casos com axila negativa ou com comprometimento axilar mínimo e poupar parte delas não só da DLA como da TLNS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERQUIZ, NICOLI; MORO, LUCIANO; MENOSSI, CARLOS A.; ALMEIDA, NATALIE R.; BACCARIN, GABRIELLE; DE PAIVA SILVA, GEISILENE R.; SHINZATO, JULIA Y.; DERCHAIN, SOPHIE; JALES, RODRIGO M. Perinodal fibrosis developed after ultrasonography-guided core-needle biopsy of a contrast-enhanced ultrasound-detected sentinel axillary node interferes with subsequent surgical sentinel node dissection. JOURNAL OF CLINICAL ULTRASOUND, v. 47, n. 8 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.