Bolsa 15/23012-0 - Linguagem oral, Linguística - BV FAPESP
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Avaliação das habilidades de imitação e do desenvolvimento de linguagem oral em crianças entre 18 e 48 meses com Síndrome de Down

Processo: 15/23012-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Marilisa Barbosa Hessel
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem oral   Linguística   Síndrome de Down   Desenvolvimento da linguagem   Desenvolvimento infantil   Comportamento verbal   Testes auditivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento da linguagem oral | Desenvolvimento Infantil | Habilidade de imitação | Linguagem pré-verbal | Precursores da linguagem oral | Sindrome de Down | Habilidade de imitação e desenvolvimento da linguagem oral

Resumo

De acordo com estudos, crianças com SD podem apresentar atraso nas aquisições linguísticas, sugerindo limitações nas habilidades de imitação. Objetivo: Verificar a presença de comportamentos de imitação não verbal e de comportamentos verbais em crianças com SD e comparar a presença de comportamentos de imitação não verbal e de comportamentos verbais em indivíduos com desenvolvimento típico. Métodos: A amostra será divida em dois grupos: G1 será composto por cerca de 10 sujeitos com SD de ambos os sexos com idades entre 18 e 48 meses e G2 será composto por cerca de 10 indivíduos com desenvolvimento típico de ambos os sexos com a mesma faixa etária. Em ambos os grupos haverá caracterização da imitação por uma prova de imitação de esquemas gestuais simples e sequenciais (Souza, 2013; Souza, Perissinoto, Tamanaha, 2015); avaliação do vocabulário receptivo e expressivo por meio do Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo validado e normatizado para o Desenvolvimento da Compreensão e Produção da Fala dos 18 meses aos 6 anos (Capovilla, Negrão e Damázio, 2011); caracterização de comportamentos não adaptativos pelo Autism Behavior Checklist / ABC (Krug et. al. 1993) e avaliação dos precursores da linguagem pelo instrumento de Avaliação de Desenvolvimento de Linguagem (ADL) desenvolvido por Menezes em 2004.

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