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Políticas Públicas de educação ambiental, sustentabilidade e ambientalização curricular no ensino superior

Processo: 15/13689-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 02 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Angélica Góis Morales
Beneficiário:Angélica Góis Morales
Pesquisador Anfitrião: Marta Susana Julia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina  
Assunto(s):Políticas públicas   Sustentabilidade   Educação ambiental   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientalização Curricular | Educação Ambiental | formação ambiental | Politicas Públicas | Sustentabilidade | Universidade | Educação Ambiental

Resumo

A educação ambiental pode ser compreendida como um componente educativo que busca uma ação consciente, crítica e transformadora das posturas em relação ao modo de conceber o ambiente, o mundo e sua relação com o sujeito, de forma a promover uma possível articulação entre as ciências naturais, humanas e sociais. A universidade, como promotora e responsável pelo processo de construção do conhecimento e da formação de valores, possui um papel importante na inserção da dimensão ambiental em suas diversas atuações. Dentre elas, a formação de profissionais preparados para atuarem na educação ambiental e na formulação e implantação de suas políticas públicas. Frente ao exposto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da dimensão da educação ambiental nos cursos de graduação da Universidade Nacional de Córdoba (UNC/ Argentina), com foco em ambientalização curricular, sustentabilidade e políticas públicas no ensino superior. A abordagem metodológica caracteriza-se pelo enfoque qualitativo, com base em estudo de caso na Universidade Nacional de Córdoba. As etapas de pesquisa serão levantamento bibliográfico e documental, seguido de estudo descritivo e exploratório, pesquisa de campo e análise de conteúdo. As técnicas de pesquisa para coleta de dados serão: - entrevistas semiestruturadas para coordenadores dos cursos de graduação que apresentarem disciplinas ambientalizadas e para os responsáveis pela Unidade de Gestão Ambiental, e mais especificamente pelo Programa de Gestão Ambiental Sustentável da UNC; - questionários online para professores dos cursos que estão lidando diretamente com as questões ambientais em suas disciplinas. No ensino superior, sabe-se que iniciativas e novas experiências institucionais são constantes, incluindo novas propostas de ambientalização e sustentabilidades, principalmente na América Latina. Assim, com a execução desse projeto, esperam-se novas releituras e análises sobre a formação ambiental no contexto da educação superior, avaliação dessas experiências na América Latina, contribuindo em comparações futuras com o Brasil, geração de subsídios para políticas públicas e institucionais de ambientalização e sustentabilidade e, ainda, possibilidades para as parcerias e intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores dos grupos de pesquisa envolvidos, ao compartilhar saberes e vivências ambientais no contexto universitário.

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