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O alegre, o fúnebre e o desordenado: uma observação formal dos Disparates de Goya

Processo: 15/23627-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 20 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 19 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Lygia Arcuri Eluf
Beneficiário:Érica Boccardo Burini
Supervisor: Maria Del Carmen Garrido Sánchez
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/07845-1 - O alegre, o fúnebre e o desordenado na calcografia tardia de Marcello Grassmann (1925-2013) e nos Disparates de Goya (1746-1828), BP.IC
Assunto(s):Gravura   Calcogravura   Obra de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alegre | desordenado | disparates | fúnebre | Goya | gravura | Gravura

Resumo

O projeto de estágio acadêmico na Espanha pretende consolidar o propósito da pesquisa iniciada no Brasil. A observação direta da imagem é o princípio diretivo da relação estabelecida entre as obras tardias do gravurista brasileiro Marcello Grassmann e os três Disparates de Goya (o alegre, o fúnebre e o desordenado). O exercício proposto de olhar as gravuras brasileiras se reflete na ideia de ver diretamente as espanholas. Assim como foram suscitadas questões particulares depois da observação da materialidade das obras de arte no Brasil, a intenção é levantar novas questões e da mesma maneira indagar sobre o processo criativo e de construção das imagens gravadas por Goya. O contato com as gravuras, com pesquisadores especialistas, espaços de estudo especializados e com o contexto geográfico biográfico do artista são elementos de grande benefício ao projeto. O foco da pesquisa é explorar como a sintaxe visual comunica, mesmo que não o faça de forma inteligível, como é produzida a interação entre os efeitos representados pelos adjetivos alegre, fúnebre e desordenado e os elementos visuais compositivos. Os Disparates na calcografia de Goya são ideais para a comparação visto que são mais independentes da linguagem verbal, sem conter inscrições gravadas e portanto, as relações estabelecidas entre imagem e efeito ocorrem de modo similar às obras de Grassmann que nem sequer possuem títulos. No entanto, ambos habitam universos temáticos semelhantes fantasmagóricos, grotescos e satíricos, entre outros adjetivos como os selecionados alegre, fúnebre e desordenado, e então se faz possível a aproximação entre dois mundos que se distanciam no tempo e espaço. (AU)

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